Uma tempestade espacial devastadora poderia estar prestes a mergulhar o mundo na escuridão - e nós só teríamos um aviso de 15 minutos.
Uma tempestade espacial teria o poder de eliminar completamente a rede eléctrica mundial, causando efeitos globais devastadores
A tempestade mais devastadora, uma ejecção de massa coronal, pode enviar biliões de toneladas de matéria acelerando pelo espaço a mais de sete milhões de mph antes de explodir.
Um especialista revelou que, uma vez que uma ejecção de massa deixa o sol, nós só teríamos 15 minutos até atingir a Terra.
O responsável do programa meteorológico do Met Office, Catherine Burnett, disse ao The Mirror: "As ejecções de massa coronal podem viajar em qualquer direcção do sol.
"Se elas estão indo para o nosso caminho, seu tamanho significa que elas envolvorão completamente a Terra.
"É preciso uma ejecção de massa coronal significativa 19 horas para viajar para a Terra. Mas uma vez que vimos uma ejecção de massa coronal deixar o sol, ainda não sabemos até 15 minutos antes de chegar à Terra, qual é a sua orientação magnética e se teremos algum impacto.
"Não temos uma janela de previsão muito grande para saber que há algo no caminho".
As ejecções de massa são causadas por uma nuvem gigante de plasma que está sendo disparada pelo sol no espaço.
A tempestade solar mais famosa é o Northern Lights , que são visíveis no final de setembro até março e são melhor vistas na Islândia.
A Terra não foi atingida por uma tempestade solar desde meados do século XIX, mas as grandes tempestades estão prevista atingir-nos a cada 100 anos, de modo que poderia estar uma a caminho.
VIDEO:
VIDEO:
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário