segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Agência militar dos EUA investe 100 milhões na extinção genética


A tecnologia, que está a ser desenvolvida pela DARPA, poderia ser usada para erradicar os mosquitos que transportam a malária e outras pragas, mas especialistas da ONU receiam que também possa vir a ser usada para fins militares.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), agência norte-americana que investiga e desenvolve novas tecnologias para uso militar, está a investir 100 milhões de dólares em tecnologias de extinção genética, que pode acabar com os mosquitos transmissores de malária, roedores invasivos e outras espécies, noticia o jornal britânico “The Guardian”.

O jornal cita e mails da DARPA, que sugerem que a agência é o maior financiador mundial da investigação em tecnologia de extinção genética, o que vai aumentar as tensões na reunião de especialistas da ONU, que, esta terça-feira, começa em Montreal, no Canadá, onde decorre até dia 8.

A Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica está a debater se impõe uma moratória à investigação genética no próximo ano.

Enquanto alguns países do sul temem no futuro uma possível aplicação militar da tecnologia, cientistas alertam não só para o uso indevido dessa tecnologia, mas também para as consequências que poderão advir. “Poderemos ser capazes de erradicar o vírus ou até mesmo toda a população de mosquitos, mas isso também terá consequências de natureza ecológica sobre as espécies que dependem deles”, explicou um especialista ao “The Guardian”.

Na DARPA, que depende do Departamento de Defesa dos EUA, nasceu muita da tecnologia de ponta atualmente em uso, incluindo a criação da própria Internet.

Fonte: JE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...