segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Gigantesca 'bomba' de magma é encontrada debaixo dos Estados Unidos

Vulcão

Debaixo do estado norte-americano de Vermont foi descoberta uma bolha gigantesca de rochas derretidas, que está subindo para a superfície e poderá causar aparecimento de vulcões, segundo cientistas da Universidade de Rutgers (EUA).

No seu estudo, pesquisadores utilizaram o sistema Earthscope — rede de milhares de parelhos que detectam actividade sísmica por toda a América do Norte, segundo a edição científica Science Alert.

Os geofísicos descobriram uma anomalia térmica de centenas de graus mais quente do que as rochas do manto superior ao redor.

A bolha de 400 quilómetros de diâmetro está localizada a 200 quilómetros debaixo do nível do mar.

A irregularidade se encontra justamente em baixo da parte central do estado de Vermont, atingindo também o oeste de Massachusetts e de New Hampshire. Como nesta área não há vulcões activos, especialistas acreditam que este é um fenómeno geológico bastante novo, embora possa persistir por dezenas de milhões de anos.

Eventualmente, a bolha poderá alcançar a superfície, levando ao surgimento de vulcões. Geofísicos acreditam que isso possa acontecer daqui a 50 milhões de anos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...