quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Mistério da água de Marte SOLUÇÃO: Cientistas descobrem as razões para os "mares" do planeta vermelho terem desaparecido


O MISTÉRIO do que aconteceu com a água em Marte parece ter sido resolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford.

Já haviam descoberto que 87 por cento da água no planeta vermelho desapareceu como resultado do colapso do campo magnético do planeta.

A nova informação sugere que a água restante no vizinho mais próximo da Terra foi absorvida "como uma esponja" por pedras no planeta.

O Dr. Jon Wade disse: "As pessoas pensaram nessa questão há muito tempo, mas nunca testaram a teoria da água sendo absorvida como resultado de reacções simples de rocha.

"Em Marte, a água que reage com as lavas recém-eruptivas" que formam sua crosta basáltica, resultou num efeito semelhante a uma esponja.

"A água do planeta então reagiu com as rochas para formar uma variedade de minerais contendo água.

"Esta reacção de água-rocha mudou a mineralogia da rocha e fez com que a superfície planetária secasse e se tornasse inóspita para a vida".

Há evidências de que Marte era um planeta mais quente com água que fluía livre antes de secar e tornar-se estéril e inabitável.

A descoberta também ajuda a explicar que as diferenças "transformações" no clima permitem que a Terra sustente a água e por que não teve os mesmos problemas que Marte experimentou há milhares de anos.

O Dr. Wade disse: "Marte é muito menor do que a Terra, com um perfil de temperatura diferente e maior teor de ferro no seu manto de silicato.

"Estas são apenas distinções transformações, mas causam efeitos significativos que, ao longo do tempo, somam.

"Elas tornaram a superfície de Marte mais propensa a reacção com água superficial e capaz de formar minerais que contêm água".

Outro relatório divulgado recentemente pelo departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford apoiou a afirmação de que só leva diferenças transformações no ecossistema de um planeta para saber se a água pode fluir.

As diferenças "transformações" explicam por que a Terra tem água e Marte não


Enquanto Marte agora está seco, há evidências de que uma vez foi um planeta mais quente com água de fluxo livre

O relatório descobriu que os níveis de halogénio da Terra, constituídos por cloro, brometo e iodo, tiveram que encontrar o equilíbrio perfeito para evitar a esterilização da água.

O Dr. Wade acrescentou: "Em termos gerais, os planetas internos do sistema solar têm uma composição semelhante, mas diferenças transformações podem causar diferenças dramáticas - por exemplo, química da rocha.

"A maior diferença é que Marte tem mais ferro nas suas rochas de manto, como o planeta se formou em condições marginalmente mais oxidantes".

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...