domingo, 7 de janeiro de 2018

A Origem de Oumuamua revelada: o Objecto Misterioso veio das Plêiades

Imagem relacionada
 
O ano de 2017 foi de grande importância, já que inúmeras descobertas inovadoras foram feitas no espaço exterior. 
 
Um dos destaques de 2017 foi a chegada do primeiro objecto interestelar, primeiro considerado um cometa, um asteróide e, em seguida, uma nave espacial alienígena. Descoberto por um astrónomo havaiano, rapidamente foi chamado 'Oumuamua, que significa' um mensageiro de longe chegando primeiro', reflectindo a origem do objecto misterioso. No entanto, a origem exacta da pedra misteriosa permaneceu um mistério, pelo menos até agora.

Os astrónomos acreditam ter finalmente rastreado a origem do objecto interestelar.

De acordo com especialistas, o asteróide em forma de charuto originou-se do grupo de "Pleiades em movimento" nas proximidades de estrelas jovens, uma das mais próximas da Terra e observáveis a olho nu.

Os astrónomos acreditam que 'Oumuamua provavelmente foi expulso do seu sistema de estrela inicial e enviado para o espaço interestelar.

Os astrónomos já sabem que o objecto misterioso é composto de gelo com uma superfície rica em carbono e tem uma órbita extremamente incomum, e está viajando a cerca de 26 km/s, e em breve deixará o nosso sistema solar. 
 
A trajectória hiperbólica de'Oumuamua através do Sistema Solar interno, com o Sol no foco, mostrando sua posição a cada 7 dias. As posições do planeta são fixadas no periélio a 9 de setembro de 2017. Mostrado a partir de uma perspectiva de três quartos, aproximadamente alinhada ao plano do caminho de Oumuamua.

"Oumuamua foi seguido pelo telescópio do Banco Verde por astrónomos do programa de pesquisa Breakthrough Listen para quaisquer sinais de alienígenas, no entanto, sinais inteligentes não foram identificados até agora, outras observações estão planeadas, observa um artigo da Conversa.

Agora, um estudo recente publicado no arXiv nos dá um vislumbre de onde o Oumuamua pode ter origem.

Ao reconstruir o movimento do objecto, Fabo Feng, um pesquisador pós-doutorado da Universidade de Hertfordshire, indica como 'Oumuamua provavelmente se originou do próximo "Pleiades em movimento" grupo de estrelas jovens, também conhecido como "Associação Local".

Os astrónomos acreditam que provavelmente foi expulso do sistema solar doméstico e enviado para o espaço interestelar. 
 
'A jornada de Oumuamua. Crédito de imagem: a conversa .

Com base na trajectória de 'Oumuamua, esse cientista simulou como' Oumuamua percorreu a galáxia e comparou isso com os movimentos das estrelas próximas. A conclusão é que o objecto passou 109 estrelas a uma distância de 16 anos-luz.

Cinco dessas estrelas correspondiam às Pleiades ou Associação Local (um grupo de jovens estrelas que provavelmente se formaram), a uma velocidade muito lenta em relação ao movimento delas.

O estudo observa como é provável que quando o Oumuamua foi primeiro expulso para o espaço exterior, teria viajado com a velocidade suficiente para se separar da gravidade da sua estrela inicial, ao invés de uma velocidade muito mais rápida que exigiria ainda mais energia.

A impressão de um artista do "asteróide Oumuamua", que os cientistas examinaram por causa de sinais de vida inteligente. Fotografia: ESO / M Kornmesser / PA

Isto significa, de acordo com a nova pesquisa, que esperamos que o objecto se mova relativamente devagar no início de sua viagem interestelar, de modo que os encontros lentos com essas cinco estrelas sugerem que foi expulso de um dos grupos.

Normalmente, as estrelas se movem com uma velocidade média à medida que se formam e mudam gradualmente a velocidade ao encontrarem objectos cósmicos muito grandes, como estrelas maciças e nuvens moleculares, e, portanto, são afectados pela gravidade.

"Ao contrário da maioria das estrelas próximas, Oumuamua se move muito lentamente em comparação com o movimento médio do resto da galáxia. Isso sugere que só foi viajando no espaço interestelar por um tempo relativamente curto e não teve a oportunidade de encontrar muitos objectos maciços que o acelerem ", afirma o estudo.

Quanto ao que o asteróide ejectou inicialmente, este estudo considera como um cenário plausível que Oumuamua foi ejectado de um sistema de estrela binária consistindo de duas estrelas orbitando perto, explica Feng num artigo escrito na The Conversation .

"Os objectos que orbitam uma das estrelas num sistema binário serão fortemente afectados pela gravidade do outro e, portanto, podem ser mais facilmente ejectados do sistema do que se tivessem apenas uma estrela".

Além disso, Feng indica como 'Oumuamua provavelmente é apenas a ponta do iceberg. E que provavelmente há mais de 46 metros de objectos interestelares semelhantes cruzando o sistema solar todos os anos.
 
Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...