sábado, 20 de janeiro de 2018

Cientistas revelam origem do misterioso brilho que se observa no espaço

Galáxia

Um grupo internacional de astrofísicos explicou porque o resplendor da fusão de duas estrelas de neutrões continua brilhando, apesar de terem passado vários meses desde que foi observada pela primeira vez na história a fusão de duas estrelas de neutrões. O evento ocorreu na constelação Hidra, a cerca de 138 milhões de anos-luz da Terra.

Segundo o comunicado da Universidade McGill (Canadá), cujos cientistas participam do estudo, o resplendor persiste porque a colisão causou a explosão de um jacto de raios gama que aqueceram os restos gasosos circundantes, criando um "invólucro" quente em torno que interagiu com raios-X e luz de rádio.

Amazing: Last August, scientists detected gravitational waves from colliding neutron stars. Weird: Instead of fading away, the crash site keeps getting brighter. WTF, universe? http://www.mcgill.ca/newsroom/channels/news/neutron-star-merger-yields-new-puzzle-astrophysicists-283948 …

"Geralmente, quando vemos uma rajada curta de raios gama, a emissão do jacto gerada fica brilhante durante um curto período do tempo e desaparece quando o sistema deixa de libertar energia. Este é diferente, definitivamente não é uma emissão normal", sublinharam os astrofísicos canadianos.

A observação da fusão de duas estrelas de neutrões abriu uma nova era na astronomia, porque foi a primeira vez que os cientistas puderam observar um evento cósmico com ondas de luz e ondas gravitacionais. Acredita-se que as fusões de estrelas de neutrões são responsáveis pela produção de elementos pesados tais como o ouro, platina e prata.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...