quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O bunker nuclear mais profundo do mundo é este e pode albergar um milhão de pessoas


Está localizado no meio de uma cadeia de cavernas de karst, que se estendem por mais de dois quilómetros debaixo da terra.


Construído para salvar o alto comando da China, juntamente com seus subordinados e tropas, no caso de uma catástrofe global, o bunker nuclear localizado num parque nacional abaixo do Western Hills, a cerca de 20 quilómetros de Pequim, tem capacidade para um milhão de pessoas e está no meio das cavernas kársticas que são consideradas as mais profundas do mundo.

O cientista Qin Dajun, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, que é responsável por pesquisar os canais subterrâneos da Western Hills, disse ao South China Morning Post que as cavernas karst daquela cordilheira se estendem por mais. a dois quilómetros debaixo da terra.
Resultado de imagem para Where China’s top leaders will hide to survive nuclear fallout
 
"Até onde sabemos, elas são as cavernas mais profundas do mundo ", disse. Acima deles  têm uma espessa camada de rocha que inclui granito, um dos materiais mais duros e densos na natureza.

Um recente estudo do governo mostrou que existem suficientes reservas de água subterrânea na área para atender as necessidades de um milhão de pessoas.

A existência do bunker veio à luz em 2016, quando a mídia local cobriu a visita do presidente Xi Jinping a essas instalações. O refúgio faz parte do Centro Comum de Comando de Batalha da Comissão Militar Central (CMC), mas desconhece a profundidade em que se encontra e quando foi construído. Os trabalhos começaram há dezenas de anos. 
 
Resultado de imagem para Where China’s top leaders will hide to survive nuclear fallout
 
Especialistas nucleares argumentam que, para contrariar um ataque nuclear, o bunker teria que ser cercado por rochas com mais de 100 metros de densidade.

Nas cavernas há espaço suficiente para uma pequena cidade e um abastecimento estável de água potável, embora alguns questionem a possibilidade de usá-lo em caso de ataque nuclear.

Liu Yong, cientista da Universidade do Sul da China (Universidade do Sul da China), disse ao jornal que as partículas radioactivas permanecem na água e no solo mais do que no ar e também podem ser encontradas em lagos e rios subterrâneos, com que deve ser purificado antes da utilização. Ele acrescentou que a China possui as tecnologias e equipamentos necessários para isso.
 
Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...