domingo, 11 de março de 2018

Apollo 18, a missão proibida


Programa Apollo

O Programa Apollo, também conhecido como Projecto Apollo, foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) entre 1961 e 1972 com o objectivo de colocar o homem na Lua. O projecto teve seu momento mais emblemático com o pouso da Apollo 11 no solo lunar em 20 de julho de 1969.

A missão incluiu onze voos tripulados (até a Apollo 7, todas as missões foram não tripuladas). Inclui-se aí o que ficou conhecido como "Apollo 1", em homenagem aos astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee, que morreram no solo num incêndio, dentro da cabine de comando.

O objectivo de explorar a Lua foi abandonado em dezembro de 1972, com o voo da Apollo 17. Os motivos para esta decisão foram tanto a falta de verbas, cortadas pelo congresso, quanto o desinteresse da opinião pública  dos EUA com o projecto. Ainda que tenha havido três missões tripuladas Skylab que usaram a nave Apollo e uma missão Apollo 18 (Apollo-Soyuz), estas não tinham como objectivo chegar à Lua.

A nave Apollo foi abandonada em 1975 em detrimento do uso de um veículo reutilizável (o Vaivém Espacial), que voaria pela primeira vez em 1981.

Em 2005 a NASA anunciou a retomada das viagens à Lua utilizando naves semelhantes às naves Apollo em substituição aos vaovens espaciais.

Fonte: Wikipedia

O segredo da Apollo 18

Uma suposta missão espacial que teria descoberto a vida na Lua é tema de um filme que se alimenta de teoria conspiratória e tenta se passar por documentário


Oficialmente sabe-se que a última missão tripulada à Lua, realizada em 1972 pela Nasa (agência espacial americana), foi a Apollo 17. Desde essa época, contudo, corre uma teoria conspiratória segundo a qual teriam existido mais três expedições do Projecto Apollo – duas abortadas por causa de problemas técnicos e uma bem-sucedida, feita em total sigilo em 1976. 

Nada disso foi provado, mas agora um filme se aproveita da excitação que o tema provoca – e também do suspense com que foi realizado – para se dar bem nas bilheteiras. “Apollo 18”, teve a sua estreia adiada por três vezes e chega agora aos cinemas em lançamento mundial usando uma estratégia que combina inteiramente com o seu enredo – apostou também no sigilo de seu conteúdo.

A premissa do filme, aliás, é que todo o material mostrado (84 minutos de cenas feitas com câmara na mão e com aparência de filmagem amadora) é real e teria sido encontrado por acaso. 

Se alguém lembrou de “A Bruxa de Blair”está na pista certa. “Apollo 18” usa o mesmo artifício desse filme pioneiro no estilo “falso documentário”, que aproveitou a novidade da internet para propagar informações sobre a história de um grupo de adolescentes perdidos numa floresta. 

No caso actual, optou-se por espalhar supostas revelações sobre missões espaciais secretas, divulgadas no melhor estilo WikiLeaks, o site que trouxe à luz documentos confidenciais de Deus e o mundo. Pai do projecto, o produtor russo Timur Bekmambetov tirou também proveito das declarações do astronauta americano William Rutledge, o autor da teoria das três missões ocultas, que jura ter sido tripulante da terceira expedição e descoberto vida alienígena fora da Terra. 

Feito ao custo de 5 milhões de dólares, o filme passa credibilidade ao simular em estúdio o cenário rarefeito da paisagem lunar. Embora pareça um valor baixo, trata-se na verdade de um orçamento considerável para produções que apostam justamente numa qualidade precária da imagem. E no suspense de gravidade zero.

Fonte: Isto é


Apollo 18 (no Brasil, Apollo 18 - A Missão Proibida) é um filme norte-americano de ficção científica dirigido por Gonzalo López-Gallego.

Resultado de imagem

O filme inicia-se com a explicação sobre as últimas missões à Lua. E que em 2011, 84 horas de filmagens secretas foram disponibilizadas no site lunartruth.com. Em dezembro de 1972, a tripulação da anteriormente cancelada Apollo 18 é informada de que a missão irá acontecer, embora tenha agora sido organizada por um departamento secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos

O comandante Nathan Walker, o tenente-coronel John Grey e o capitão Benjamin Anderson são lançados em direcção à Lua para, oficialmente, instalar detectores de mísseis balísticos da União Soviética.

Grey permanece em órbita a bordo do modulo de comando, enquanto Walker e Anderson andam pelo solo lunar. Instalam os detectores e recolhem amostras de rochas lunares. Ao tentar dormir, o par ouve ruídos externos. 

Houston afirma que os ruídos são interferências dos detectores. Anderson encontra uma amostra de rocha no chão da nave, apesar de ter guardado as amostras. Durante a exploração posterior, eles descobrem pegadas que os levam a um LK lander soviético nas proximidades, com seu interior danificado e com manchas de sangue. Anderson segue as pistas que levam até uma cratera escura e encontra um cosmonauta morto.

No dia seguinte os dois observam que a bandeira americana desapareceu. Sua missão se completa, a equipe se prepara para deixar a Lua, mas o lançamento é abortado quando a nave sofre uma agitação violenta. 

Uma inspeção revela grandes danos na nave e Walker observa pegadas estranhas no solo lunar evidenciando presença extraterrestre. Walker sente algo se movendo dentro de seu traje espacial e fica horrorizado com uma criatura andando pelo interior do seu capacete. 

Walker desaparece de vista e Anderson o encontra inconsciente longe da nave. Ao trazer Walker para a nave, ele nega os factos. Uma ferida é descoberta no peito de Walker; Anderson a sente e remove uma rocha lunar dentro dele. A dupla encontra-se incapaz de fazer contacto com Houston devido ao aumento dos níveis de interferência.

Anderson especula que a verdadeira intenção dos dispositivos de alerta é monitorizar os alienígenas. A dupla cada vez mais se pergunta se os dispositivos são a fonte da interferência; Houston tinha assegurado que isso não aconteceria. 

Walker mostra sinais de uma infecção em torno de sua ferida e ele fica cada vez mais paranóico. As câmaras da missão capturam as amostras de rocha se deslocando no interior da nave, revelando que os alienígenas são as rochas lunares (indistinguíveis das rochas reais). Cada vez mais delirante, Walker tenta destruir as câmaras dentro da nave, mas acidentalmente causa danos aos controles do sistema, causando a despressurização da nave. 

Percebendo que a LK soviética é sua única fonte de oxigénio, eles vão até ela. Ao longo do caminho, Walker tenta fugir, acreditando que ele não deve deixar a Lua por causa do risco de infecção na Terra. Anderson cai tentando parar Walker.

Anderson desperta Walker, encontrando-o perto da cratera onde encontraram o cosmonauta morto. Walker é puxado para dentro da cratera pelas criaturas. Anderson vai atrás dele,usando o flash superpotente da câmara,mas percebe que as pedras começam a brotar do chão e se transformam em criaturas, fazendo com que Anderson fuja para o LK soviético. 

Usando seu rádio, ele faz contacto com o centro de controle da missão soviética que o liga com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O secretário-adjunto do departamento informa a Anderson que não permitirá o seu retorno à Terra, admitindo que eles estão cientes da situação e temem que ele também esteja infectado. 

Anderson consegue finalmente entrar em contacto com Grey, que orbitava a lua, e fazem arranjos para Anderson conseguir descolar e acoplar na nave em órbita. Anderson se prepara para o lançamento da sonda, mas é atacado por Walker. Antes de Walker violar o veículo, ele é cercado pelas criaturas que rastejam em seu capacete, fazendo com que seu sangue se espalhe pelo capacete.

Anderson lança a sonda LK com sucesso com a intenção de chegar perto nave onde está Grey, em órbita da Lua. Grey é informado de que Anderson está infectado. Grey é intimado a não resgatar Anderson ou a comunicação será cessada, tornando-o incapaz de retornar à Terra. 

Dentro da sonda russa, a falta de gravidade faz com que pequenas pedras, dentro da nave soviética, flutuem. Anderson percebe com horror que algumas das rochas são criaturas realmente estranhas. Anderson é atacado e infectado pelas criaturas, impedindo-o de controlar o veículo, levando a nave soviética em direcção a Grey.

O filme volta para imagens anteriores da missão dos pilotos, mostrando-os num churrasco com amigos e familiares. O destino "oficial" dos astronautas é dado, descrevendo-os como tendo morrido em acidentes diversos que deixaram seus corpos irrecuperáveis. 

Um epílogo explica que muitas das amostras de rocha que retornaram das missões Apollo anteriores estão desaparecidas.

Fonte: Wikipedia

Apollo 18 - A Missão Proibida - filme em português


Fonte: Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...