quarta-feira, 25 de abril de 2018

Cérebro humano atualiza-se para se habituar ao inesperado


Quando o cérebro humano recebe uma informação inesperada, liberta dopamina para se habituar à mudança e atualizar a informação.

Um estudo recente, publicado na Nature Communications, conclui que o cérebro liberta dopamina quando recebe uma informação inesperada, para se habituar à mudança e atualizar a informação.

O relatório da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, adianta ainda que quando o cérebro humano recebe uma informação que não estava à espera e, por isso, diferente das suas expectativas, é produzida uma espécie de erro.

“Isto acontece constantemente nas nossas vidas”, afirmou Thorsten Kahnt, professor de neurologia na Northwestern e um dos autores do artigo científico.

O cientista relata ainda um exemplo pessoal deste “erro” que acontece frequentemente no nosso cérebro: quando estava no instituto, Kahnat encontrou-se com um amigo que costumava ter o cabelo comprido e encaracolado. No entanto, daquela vez, o amigo apareceu com o cabelo completamente rapado.

“O meu cérebro processou a informação como um erro. Só quando o cortéx orbitofrontaldo cérebro atualiza a informação, é que sabes o que esperar no dia seguinte”, explicou o professor.

Estes erros estão relacionados com a dopamina, um neurotransmissor libertado pelo cérebro que exerce um importante papel na regulação da nossa boa disposição e dos níveis de energia. Segundo o investigador, este neurotransmissor é libertado quando o cortéx orbitofrontal atualiza a informação.

Para desenvolver esta investigação, os cientistas mostraram diferentes comidas a um grupo de participantes famintos. Primeiro, habituaram-nos a um tipo de cheiro (de batata, por exemplo) para depois mudar o cheiro desse alimento, confundindo-o com o cheiro de outro (como, por exemplo, caramelo).

Quando se mostrou uma batata com cheiro de caramelo a um dos participantes, a sua atividade cerebral aumentou.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...