Os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Gronelândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente. Isso, por sua vez, tem um impacto sobre o aumento do nível do mar e ameaça com inundação grandes áreas costeiras em todo o mundo, relata um portal científico.
De acordo com o Science Alert, os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo da Gronelândia formada por uma mistura de poeira e fuligem.
À medida que o gelo se derreter rapidamente nesta área, este processo vai afectar o aumento do nível do mar, criando em vastas áreas costeiras por todo o mundo um risco de inundação, advertem os pesquisadores.
O gelo escuro da Groenlândia https://cienciaeclima.com.br/o-gelo-escuro-da-groenlandia/ …
Segundo a mídia, o comprimento da zona "de sombra" é de 400 quilómetros e a largura máxima é de 100 quilómetros. O problema é que as algas escuras crescem neste território, o que muda a cor do gelo. Como resultado, o gelo perde sua capacidade de reflectir os raios do sol e, assim, derrete mais rapidamente.
Por sua vez, a água contribui para o crescimento das algas, por isso a área "de sombra" aumenta. Assim é desencadeado um mecanismo que se auto alimenta, acelerando o derretimento do gelo.
Os especialistas dizem que a contribuição mais importante para a redução do volume de gelo vem da fuligem em consequência de incêndios florestais e outros processos de combustão. Eles são responsáveis por 73% das mudanças na capacidade da superfície do gelo para reflectir os raios solares.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário