quinta-feira, 17 de maio de 2018

AVISO: Astrónomos perdem a pista de asteróides e eles poderiam chocar com a Terra

asteróide

Astrónomos perderam o rasto de mais de 900 asteróides e há uma chance de que um dia eles possam chocar com a Terra, foi o aviso.

Entre 2013 e 2016, os cientistas espaciais do Minor Planet Center da International Astronomical Union em Cambridge, Massachusetts, descobriram cerca de 17.030 asteróides próximos da Terra (NEAs) que estavam orbitando o Sol e chegando desconfortavelmente perto do nosso planeta.

Mais de 8.000 desses NEAs têm pelo menos 140 metros de largura, o que é grande o suficiente para acabar com uma cidade inteira.

No entanto, foi agora revelado que 900 desses NEAs desapareceram do radar, e os cientistas dizem que há uma chance de um dia atingirem a Terra.

Para descobrir porque os especialistas perderam a noção de grande parte das rochas espaciais, pesquisadores do Minor Planet Center vasculharam os dados.


Um mapa de órbitas de asteróides - NASA / JPL-Caltech

A razão mais comum era que os asteróides estavam movendo-se muito devagar para rastrear suas órbitas.

Os NEAs são geralmente descobertos por telescópios alimentados por inteligência artificial que varre os céus em busca de evidências de asteróides.

As máquinas então enviam suas descobertas aos astrónomos - mas às vezes pode haver um atraso de 20 horas entre a submissão e a revisão, o que torna difícil para os humanos identificar os asteróides novamente.

E os pesquisadores agora alertam que, se não houver um processo mais rápido, isso pode ser devastador para a Terra.

O principal autor do estudo, Dr. Peter Vereš, disse à New Scientist: “Precisamos de agir rápidamente.

"Amanhã, esse objecto pode estar do outro lado do céu, e ninguém sabe realmente onde está."

O Dr. Vereš acredita que todos os asteróides maiores são contados, mas são aqueles que não são descobertos com os quais devemos nos preocupar.

E continuou: “Acreditamos que os maiores - assassinos planetários com mais de um quilómetro - são basicamente todos encontrados.

"Eu diria que o perigo está vindo de objectos que ainda não descobrimos."

Fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...