terça-feira, 29 de maio de 2018

Cientistas apontam lugar ideal para encontrar vida extraterrestre em Marte

Resultado de imagem para Cientistas apontam lugar ideal para encontrar vida extraterrestre em Marte

Um grupo internacional de pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Escócia) descobriu que lugar poderia ser o mais propício para possível vida em Marte, informa a edição Science Alert.

O grupo de cientistas, liderado por Sean McMahon, supõe que os rochedos ricos em ferro, localizados perto de antigos lagos secos em Marte, são o melhor lugar para pesquisar traços de organismos vivos que podiam ter vivido no Planeta Vermelho há biliões de anos, segundo o estudo, publicado no Journal of Geophysical Research: Planets.

Actualmente, não há provas de que Marte era habitável, mas o planeta um dia teve condições adequadas para existência vida. Observações a partir da órbita mostraram que a superfície do Planeta Vermelho possui vales fluviais secos, cursos sinuosos e ramificados, depressões típicas de lagos, entre outros traços, escreve a Science Alert.

O planeta tinha água em estado líquido entre os 4100 e 3500 milhões de anos quando Marte possuía uma atmosfera densa que impedia penetração de radiação solar maligna.

Especialistas internacionais analisaram dados disponíveis e determinaram os lugares mais convenientes para buscar traços da vida de microrganismos em Marte, se esta tivesse existido. Entre as regiões indicadas estão sedimentos de lagos ricos em ferro e sílica que correspondem ao ambiente redução-oxidação, propício para bactérias com metabolismo anaeróbico. Os sedimentos também são convenientes para a fossilização — processo de decomposição e transformação de organismos mortos em fósseis.

Antigas fontes quentes também podem ser um lugar adequado para buscas, mas primeiro é preciso provar sua existência em Marte.

Em 2020, a NASA planeia iniciar a missão Mars 2020 no âmbito do programa duradouro Mars Exploration Program. A empresa espacial enviará ao Planeta Vermelho um aparelho, destinado a estudar rochas antigas e a buscar vestígios de vida no planeta. Este terá um drone de reconhecimento e contará com manobrabilidade mais eficaz do que seu antecessor. Porém, cientistas acham que o sucesso da missão dependerá em grande parte do lugar de pouso escolhido.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...