sexta-feira, 25 de maio de 2018

Como enviar e ler e-mails em modo confidencial no Gmail

modo confidencial Google Gmail

A Google aplicou recentemente mudanças de fundo no Gmail, tornando-o mais fácil de usar e dando-lhe algumas novidades. Estas últimas são importantes pois dão ao Gmail novas capacidades e funcionalidades.

Uma dessas novidades é a possibilidade de serem enviadas mensagens em modo confidencial, que apenas podem ser lidas pelos destinatários e que têm um nível de proteção muito maior. Vamos saber como podem enviar e ler e-mails em modo confidencial no Gmail.

As mensagens em modo confidencial permitem que o remetente defina quem pode ler as mensagens e também o período de vida das mesmas. Esta nova funcionalidade garante assim um maior controlo sobre as próprias mensagens e sobre quem as pode ler.

O modo confidencial está já ativo para os utilizadores do Gmail e, por isso, pode ser já usado por qualquer um para garantir esta segurança extra. Devem ter atenção que são necessárias definições específicas no envio e na própria leitura da mensagem.

Como enviar uma mensagem em modo confidencial no Gmail

Para enviarem uma mensagem no modo confidencial devem criar um novo email no Gmail, como fazem para qualquer outra mensagem, e escolher a opção Ativar/desativar modo confidencial.


Ao escolherem esta opção será mostrada a zona de opções do modo confidencial. São apenas 2 parâmetros que devem ativar, se assim o pretenderem.

O primeiro define o tempo de vida de uma mensagem e o segundo se querem ou não definir a utilização de um código secreto por SMS. Caso não definam a segunda opção, as mensagens podem ser lidas de forma normal, durante o período definido.


De seguida devem escrever a mensagem e indicar os destinatários , também como fazem numa mensagem normal.

Vão ter presente a informação relativa ao modo confidencial, nomeadamente o período de vida da mensagem. Para enviarem a mensagem devem carregar no botão Enviar.


Antes de a mensagem ser enviada para o destinatário é pedido o número de telefone deste para que seja remetido por SMS o código necessário para que esta possa ser lida.

Devem inserir aqui um número que o destinatário possa usar para receber essa mensagem.


Ao terminarem este passo a mensagem é remetida para o destinatário e a contagem do tempo de vida da mesma é iniciado.

Como ler uma mensagem em modo confidencial no Gmail

Quando o destinatário receber a mensagem enviada, esta será igual a qualquer outra que tenha recebido antes. A diferença estará no conteúdo da mesma, que não pode ser lido e que encaminha para uma zona de segurança acrescida.


Nesta zona o utilizador deverá requerer o envio do código de segurança por SMS. Não é possível alterar o número de telefone de destino desta mensagem, mas é indicado parte desse número para a sua identificação.
modo confidencial Google Gmail
Ao receber o código de segurança por SMS, este deverá ser colocado na zona disponibilizada para o efeito. Devem após isso carregar no botão Enviar para desbloquear o acesso à mensagem.


No final, e depois de validado com sucesso o código, a mensagem será disponibilizada. Esta não pode, no entanto, ser reencaminhada para qualquer outro destinatário.


É desta forma simples que podem usar o modo confidencial do Gmail para enviarem ou receberem mensagem em modo seguro, com tempo de vida definido e com acesso controlado à mesma.

Com estas pequenas melhorias o Gmail continua a manter-se no topo das escolhas dos utilizadores. Muitas mais novidades vão surgir, agora que a Google as tornou públicas e prontas para serem usadas.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...