sábado, 5 de maio de 2018

NASA lançou missão espacial rumo ao “coração de Marte”


A missão InSight da Nasa, que tem como objetivo analisar o “coração de Marte”, foi este sábado lançada com sucesso do Space Launch Complex-3, na Base Aérea Vandenberg, na Califórnia.

O foguete United Launch Alliance Atlas V 401 leva no interior um veículo robótico que será encarregado de explorar o núcleo de Marte para ampliar o conhecimento humano sobre a formação do planeta vermelho e a de outros planetas rochosos, como a Terra.

O lançamento ocorreu sem problemas às 4h05 locais, e a previsão é que o foguete aterre em Marte a 26 de novembro.

Esta é a primeira vez que uma missão espacial tem como único objectivo analisar as entranhas do segundo menor planeta do Sistema Solar, a seguir a Mercúrio. Até agora, as missões a Marte capturaram imagens da superfície, estudaram rochas, escavaram a terra e procuraram indícios da água, mas o interior do planeta nunca foi observado.

“Cerca de 99% deste planeta nunca foi observado. Vamos estudá-lo com um sismómetro e a nossa sonda de fluxo de calor pela primeira vez”, afirmou Bruce Banerdt, investigador principal da InSight, em conferência de imprensa antes do lançamento.

Para o director de Ciências Planetárias da Nasa, Jim Green, esta “fantástica” missão planetária ajudará a humanidade a compreender a composição da crosta, do manto e do núcleo de Marte e dará uma ideia de como se originou o Sistema Solar.

A missão, que levará quase dois anos e percorrerá a partir de hoje os 485 milhões de quilómetros que separam a Terra de Marte, é financiada e coordenada maioritariamente pelos Estados Unidos, mas conta também com a participação de países europeus.

No total, os EUA investirão 813 milhões de dólares no projecto. A Alemanha e a França investirão cerca de 180 milhões em pesquisas relacionadas.


Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...