Diariamente somos assolados por inúmeras notícias criadas ou manipuladas para atrair cliques e seguidores. Há sites especializados na criação deste tipo de conteúdo e são às centenas as pessoas a caírem neste esquema, incluindo alguma imprensa! Algumas destas histórias são tão mal contadas que damos por nós a pensar: Como é que esta pessoa caiu nisto…
O combate às notícias falsas é hoje um assunto levado muito a sério pelas grandes empresas que atuam na Internet, mas há ainda um logo caminho a percorrer. Se está farto que estas notícias se atravessem à sua frente enquanto navega pela Internet, há uma extensão que talvez o possa ajudar.
Verdadeiro ou falso?
É tanta a sede de ganhar seguidores por parte de alguns criadores de conteúdo, que as notícias que nos chegam nem sempre são espelho da verdade e hoje o tema “Fake News” está a ser levado muito sério no mundo da Internet.
Há notícias que facilmente percebemos que nada mais são que uma redonda mentira, mas existem outras criadas com certa inteligência que acabam mesmo por influenciar alguma impressa que tende a não investigar muito sobre o conteúdo que publica.
A verdade é que mundo já anda farto de notícias falsas e há uma extensão para Chrome que pode ajudar a filtrar a informação que lê.
Trusted News for Google Chrome
Trusted News for Google Chrome é uma extensão, desenvolvida pela empresa Eyeo, que surge com o objetivo de ajudar a filtrar a informação que é verdadeira ou falsa, tendo em consideração a fonte das notícias.
Ao abrir uma determinada página, a extensão vai avaliá-la com um “visto” a verde, caso seja uma fonte fidedigna, um “ponto de exclamação” a vermelho, no caso contrário. Caso o aviso surja a amarelo poderá significar que está num site tendencioso e com um alvo vermelho a indicação será de página que utiliza tendencialmente o chamado “Clickbait”.
Neste momento, a extensão ainda se encontra em fase beta e é provável que muito sites surjam ainda a cinza, o que significa que ainda não há informação sobre eles para avaliação.
Fonte: Pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário