terça-feira, 10 de julho de 2018

Quasar super brilhante pode revelar segredos do início do Universo

Resultado de imagem para Quasar super brilhante pode revelar segredos do início do Universo

Um Quasar encontrado muito recentemente está a emitir a radiação mais intensa alguma vez detetada no início do Universo. Este corpo celeste chama-se PSO J352.4034-15.3373 e encontra-se a cerca de 13 mil milhões de anos luz da Terra.

Esta descoberta é impressionante pois, a radiação do Quasar viajou durante 13 mil milhões de anos antes de chegar até nós. Assim, este Quasar é de uma época em que o Universo tinha apenas 7% da sua idade atual. Venha descobrir mais.

O que é um Quasar?

A análise de ondas luminosas e rádio vindas de regiões distantes do Universo revelaram a existência de objetos de aparência estelar que foram chamados de Quasares (quase estelares). Os primeiros Quasares foram descobertos na década de 50 e são buracos negros gigantes que brilham intensamente.

Estes buracos negros tiveram origem nos primórdios do Universo e situam-se a milhares de milhões de anos de nós, o que significa que quando olhamos para um Quasar, na verdade estamos a ver algo que aconteceu há milhões de anos atrás.

Uma curiosidade a reter é: o facto de grande maioria dos Quasares que hoje conhecemos estarem tão longe de nós significa que a sua formação era muito mais frequente no início do Universo do que atualmente. Deste modo, os Quasares são uma importante fonte de informação acerca do Universo e que podem ajudar a revelar os mistérios da sua origem.

Uma descoberta muito importante…

Com a descoberta deste Quasar, os astrónomos foram capazes de detetar a emissão de jatos de plasma que viajam aproximadamente à velocidade da luz. Esta ocorrência é muito importante pois, irá ajudar os cientistas a entender melhor a época em que as primeiras estrelas do Universo se formaram.

O jato de plasma deste Quasar serve como ferramenta de calibração que ajudará a penetrar numa era mais escura do Universo e ajudar a descobrir como é que se formaram as primeiras galáxias.

Eduardo Bañados, Investigador no Carnegie Institution of Science em Washington, D.C.

Não restam dúvidas de que o brilho do Quasar e a impressionante distância a que se encontra de nós fazem dele uma importante ferramenta de estudo que nos fará entender melhor as condições do Universo quando ainda era jovem.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...