Surgiu recentemente a notícia de que a Microsoft vai abandonar a sua Ferramenta de Recorte. Esta é bastante limitada ao nível de funcionalidades e sabe-se que existirá uma versão melhorada desta ferramenta, o Screen Sketch, mas ainda deverá demorar a chegar.
Até lá, existem softwares gratuitos que superam em larga escala as funcionalidades da Ferramenta de Recorte. Conheça o Share X.
A ShareX apresenta-se como uma ferramenta de captura de ecrã, partilha de ficheiros e de produtividade, e depois de a instalarmos é percetível a sua potencialidade.
Share X é uma solução gratuita de código aberto que permite capturar ou gravar qualquer área do ecrã e partilhá-la de forma muito rápida. Também permite enviar imagens, texto ou outros tipos de arquivos para mais de 80 destinos suportados à medida das necessidades do utilizador. Não ocupa muito espaço no sistema e também é isenta de publicidade.
A captura
A funcionalidade principal do ShareX é a captura de ecrã e é neste ponto que surge como um substituto mais que perfeito da Ferramenta de Recorte da Microsoft que é francamente mais limitada.
Ferramenta de Recorte – Modos de Captura
Contra quatro modos de captura, o ShareX conta com 13 modos que ainda podem ser configurados. Por exemplo, em Window, não é necessário ter que ter a janela que pretende capturar em primeiro plano. Ele deteta as janelas abertas e é só escolher a pretendida.
- Fullscreen
- Window
- Active monitor
- Region
- Region (Light)
- Region (Transparent)
- Last region
- Screen recording
- Screen recording (GIF)
- Scrolling capture
- Webpage capture
- Text capture (OCR)
- Auto capture
Depois de capturar a imagem existe uma série de tarefas que podem ser executadas, como fazer edições à imagem, adicionar marca de água ou outros efeitos, imprimir a imagem, guardá-la para o clipboard. Se estivermos perante um código QR é possível lê-lo, deteta texto, é possível escolher a pasta para onde se pretende guardar a imagem e muitas outras opções.
Além da captura
O ShareX está associado a uma série de serviços online para onde podem ser enviadas imagens, textos ou pastas de forma automática. Imgur, Flickr, Google Photos, Twitter, Dropbox, FTP, OneDrive, Google Drive e Mega, são apenas alguns dos exemplos dos vários serviços associados.
Há ainda a possibilidade de associar um ou mais serviços de URL shorteners, como o Bit.ly, tinyurl.com ou vurl.com.
ShareX foi uma ferramenta sugerida pelo nosso leitor Spoky, a quem deixamos o nosso agradecimento.
Fonte: Pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário