terça-feira, 4 de setembro de 2018

Os cinco olhos' tentarão aceder às suas mensagens de texto


As agências de espionagem dos EUA e vários aliados prometem forçar as empresas de tecnologia a cooperar se não o fizerem voluntariamente.

O grupo de agências de inteligência conhecido como 'Os Cinco Olhos' ('Five Eyes', em inglês), que reúne os serviços secretos dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, pretende aumentar seu acesso às mensagens privadas e criptografadas de usuários em todo o mundo.

Para isso, as agências de espionagem prometem forçar as empresas de tecnologia a cooperar se não o fizerem voluntariamente, segundo o comunicado oficial do grupo publicado após uma reunião de seus representantes realizada na semana passada em Gold Coast, na Austrália.

O documento cita a "luta contra o terrorismo e o crime" para justificar a" necessidade urgente" dos órgãos de controle de intervir em conversas privadas em serviços de mensagens instantâneas.

Por outro lado, a declaração menciona brevemente a importância da criptografia para a privacidade, embora compare o facto de "quebrar" os arquivos de um usuário com uma inspecção de rotina de uma casa, um veículo ou pertences pessoais.

Também insiste que "as leis de privacidade devem impedir interferências arbitrárias ou ilegais, mas a privacidade não é absoluta " , e é por isso que, se as empresas de tecnologia se recusarem a "dar as chaves" à criptografia de forma voluntária, Agências dos Cinco Olhos podem usar "medidas tecnológicas, coercivas, legislativas ou outras" contra elas.

Os serviços de inteligência não especificaram o tipo de acesso concreto que exigem das empresas, embora afirmem ter feito um convite a vários "altos representantes da indústria digital" para participar da reunião, o que não foi aceito por nenhum deles.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...