terça-feira, 25 de setembro de 2018

Será a sua password conhecida? Saiba já com o novo serviço da Mozilla


Será que as suas credenciais estão na mão dos cibercriminosos? É esta informação que poderá verificar agora no novo serviço lançado pela Mozilla que se chama Firefox Monitor.

Este serviço é gratuito e para o usar o utilizador apenas tem de introduzir o e-mail que pretende verificar.

No mundo da internet a segurança dos seus dados é crucial. Como hoje em dia existem serviços para quase tudo, são várias as informações que vamos “partilhando” e raramente conhecemos qual o nível de segurança desses serviços.

É verdade que existem empresas em quem podemos confiar mais, mas a verdade é que as vulnerabilidades existem por todo o lado. 
 
Será que a sua password é conhecida?

O novo serviço da Mozilla permite aos utilizadores da Web verificar se o seu e-mail se encontra numa das bases dados que tenham sido “pirateadas”. Para tal o utilizador apenas necessita de indicar o seu e-mail e carregar no botão Scan.


Em poucos segundos o site indica os serviços onde encontrou o seu e-mail e que dados foram roubados. Por exemplo, na imagem seguinte podemos verificar que o endereço de e-mail encontra-se associado a serviços como o bitly, tumblr, entre outros.

Em todos os ataques a esses serviços, além do e-mail foram também obtidas as respetivas password pelo que é importante que o utilizador proceda à alteração da mesma. Se já o fez, verifique se foi posteriormente à data da exposição dos dados.


Este serviço é idêntico ao popular Have I Been Pwned que foi desenvolvido pelo australiano Troy Hunt, arquiteto de software. O serviço permite aos utilizadores verificarem se o seu email está presente nalguma base de dados que fosse roubada recentemente.

Firefox Monitor
 
Fonte: Pplware

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...