quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Astrónomos descobrem dezenas de novos sinais extraterrestres


Astrónomos australianos dobraram o número das chamadas rajadas rápidas de rádio (FRB, na sigla em inglês), uma espécie de sinais de rádio extraterrestre, abrindo duas dúzias de novas fontes desse tipo em galáxias distantes.

Os resultados das observações foi apresentado na revista Nature.

"Ainda não sabemos em quais as galáxias e partes do Universo surgem essas rajadas. Quando as versões completas de SKA e ASKAP [telescópios de rádio] começarem a operar, poderemos localizar sua posição […] para entender exactamente onde ocorre cada rajada", disse Ryan Shannon da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália). 

A primeira vez que astrónomos começaram a falar sobre a existência de misteriosas manifestações de emissões de rádio foi em 2007, quando acidentalmente observaram pulsos de rádio usando o observatório de telescópio de rádio Parkes.

Nos anos seguintes, os cientistas conseguiram encontrar vestígios de outras nove explosões que, mediante comparações, poderiam ser de origem artificial ou potencialmente representar sinais de civilizações extraterrestres devido à inexplicável periodicidade em sua estrutura. 

Posteriormente, astrofísicos perceberam que as rajadas se repetiam e revelavam propriedades incomuns incomparáveis com as versões de que eram naturais. 

Shannon e seus colegas dobraram o número de "sinais extraterrestres" observando o céu nocturno com o telescópio ASKAP que, segundo os cientistas, terá a tarefa de buscar as fontes de onde se originaram as rajadas rápidas de rádio. 

Os cientistas notaram duas dúzias de novos sinais em apenas um mês e meio de observação, dobrando o número de explosões descobertas nos últimos 10 anos. 

Para isso, eles organizaram seis placas do ASKAP para cobrir uma área de cerca de 240 graus quadrados, que corresponde a mil vezes o tamanho da Lua no céu nocturno. Esse procedimento reduziu a precisão da localização das fontes de sinais de rádio, mas ampliou drasticamente a probabilidade de sua detecção. 

Nenhuma das duas dúzias de novas explosões foi encontrada novamente no decorrer das observações repetidas, o que indica seu carácter solitário. Por outro lado, o estudo de seu espectro mostrou que todas essas explosões foram muito além dos limites da nossa galáxia. Isso mais uma vez excluiu os pulsos e outras fontes de ondas de rádio de baixa potência como um possível progenitor "natural" desses sinais.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...