Na Austrália Ocidental foi descoberto um mineral extremamente raro, chamado reidite, que se forma quando um meteorito cai na crosta terrestre a uma imensa pressão, comunicou mídia local.
O golpe forte faz com que um mineral comum zircão se transforme numa raríssima substância, que, pela primeira vez, foi encontrada na Austrália e apenas seis vezes em toda a Terra — nos EUA, na Alemanha, na China e na Índia.
Desta vez, a substância foi descoberta na antiga cratera Woodleigh, situada nos arredores da baía Shark, relatou a imprensa local.
De acordo com o chefe da pesquisa Aaron Cavosie, trata-se de um mineral de tamanho microscópico. O cientista destacou que todos os exemplares conhecidos de reidite do nosso planeta, provavelmente, seriam do tamanho de um grão de arroz, se fossem juntados num só.
A cratera está enterrada debaixo de rochas sedimentares e seu tamanho ainda é desconhecido. Os pesquisadores agora estão tentando definir a cratera, e caso ela tenha um diâmetro superior a 100 quilómetros, como se espera, seria a cratera de impacto maior já encontrado na Austrália.
Além disso, eles desejam determinar a idade com mais precisão, mas, segundo avaliações actuais, remonta a 360 milhões de anos.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário