quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Os astrónomos acreditam ter detectado a primeira lua fora do sistema solar


O potencial satélite do tamanho de Neptuno orbita em torno de um planeta gigantesco a 8000 anos-luz da Terra.

Dois cientistas da Universidade de Columbia (EUA) acreditam ter descoberto a primeira lua fora do nosso sistema solar, orbitando um planeta gigante do tamanho de Júpiter localizado 8000 anos-luz da Terra. A chamada "exoluna", que teria o tamanho de Neptuno, também seria a maior lua conhecida. 

Os cientistas, Alex Teachey e David Kipping, analisaram dados de 284 exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler, e um deles, Kepler 1625b, chamou sua atenção por causa de "pequenos desvios e oscilações na curva de luz", explicou Kipping .

Então, os astrónomos observaram o planeta durante 40 horas com o Telescópio Espacial Hubble e notaram que logo após passar em frente à sua estrela, houve uma segunda atenuação na luz, indicando que havia "uma lua que segue o planeta como um cachorro na coleira seguindo seu mestre ".

"Afirmação extraordinária"

Se confirmado por mais observações do Hubble, a descoberta "poderia fornecer pistas vitais" sobre o desenvolvimento de sistemas planetários e fazer com que os especialistas "revisem as teorias de como as luas se formam em torno dos planetas", disse Kipping.

No entanto, Teachey pediu para ser cauteloso, uma vez que "a primeira exoluna é obviamente uma afirmação extraordinária e requer evidências extraordinárias ". Portanto, os astrónomos esperam voltar a fazer observações com o Hubble para confirmar a descoberta.

Suas conclusões foram publicadas esta quarta-feira na revista Science Advances.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...