domingo, 14 de outubro de 2018

Outro telescópio espacial da NASA foi desligado em órbita


Outro telescópio espacial da NASA encerrou e interrompeu as observações científicas.

Menos de uma semana depois de o Telescópio Espacial Hubble ter ficado offline, o Observatório de Raios-X Chandra fez o mesmo. A Nasa disse na sexta-feira que o Chandra entrou automaticamente no chamado modo de segurança na quarta-feira, possivelmente por causa de um problema no giroscópio.

O Hubble entrou em hibernação na sexta-feira passada devido a uma falha no giroscópio.

Ambos os observatórios orbitais são antigos e estão em missões bem estendidas: o Hubble tem 28 anos, enquanto o Chandra tem 19 anos. Os controladores de voo estão trabalhando para retomar as operações em ambos.

A Nasa disse que é coincidência que ambos estejam "offline" foi uma semana um do outro. Um astrónomo que trabalha no Chandra, Jonathan McDowell, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, twittou na sexta-feira que "Chandra decidiu que se o Hubble pudesse ter umas férias, também queria umas."

Lançado por naves espaciais na década de 1990, o Hubble e o Chandra fazem parte da série Great Observatory da NASA. Os outros são o Observatório de Raios Gama Compton, que também foi lançado nos anos 90, mas eventualmente falhou e foi destruído, e o Telescópio Espacial Spitzer, lançado em 2003 e ainda está a funcionar. Cada um foi destinado a observar o cosmos em diferentes comprimentos de onda.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...