domingo, 21 de outubro de 2018

Portugal: Há vários sites de notícias falsas que manipulam a opinião publica


Os sites de notícias falsas são um dos maiores problemas da Internet dos dias de hoje. No seguimento de uma investigação, Portugal tem vários sites de notícias falsas, sendo que a grande parte está alojado no Canadá.

A investigação revelou que a maioria dos sites “nasceu” no norte de Portugal!

O jornal “Diário de Notícias” revelou, após uma investigação realizada, que existem em Portugal muitos sites de notícias falsas (fake news). De acordo com o jornal, estes sites escrevem essencialmente sobre a política portuguesa sendo que, posteriormente, as noticias são partilhadas por vários membros nas redes sociais.

Durante vários dias o DN seguiu várias pistas e encontrou uma empresa do norte especializada na “criação e manutenção de sites, reestruturação de site já existente, desenvolvimento de páginas num ambiente profissional e atraente, otimização para motores de busca: Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), criação de imagens e banners, criação e manutenção de páginas em redes sociais”. Chama-se Forsaken, é uma empresa de Santo Tirso, e o seu dono apoia Trump e Bolsonaro.

Esta foi a empresa responsável, por exemplo, pela divulgação de uma imagem da dirigente do Bloco de Esquerda, supostamente com um relógio de luxo que valeria 20 milhões de euros, e que vinha acompanhada de uma frase lapidar: “A maior fraude da política portuguesa depois de António Costa.” De acordo com as informações, a imagem gerou mais de 800 partilhas.

De acordo com a investigação, o site que divulgou tal imagem chama-se Direita Política e tem como “alvos” João Galamba, João Gomes Cravinho, Maria Flor Pedroso, António Costa, Azeredo Lopes ou Jerónimo de Sousa (entre outros). Além deste site, João Fernandes será também dono de sites como “Direita Política”, “A Voz da Razão”, “Não Queremos Um Governo de Esquerda em Portugal”, “Vídeo Divertido” e “Aceleras”.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...