quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Saiba como fazer uma Foto 3D no Facebook


Está a crescer uma moda no Facebook, imagens em 3D estão dar vida às fotografias estáticas. O Facebook anunciou há dias uma nova funcionalidade para quem tem iPhones capaz de gerar fotos em modo Retrato. O modo 3D Photo permite dar a sensação que a foto tem movimento conforme giramos o smartphone.

Muitas pessoas ainda desconhecem o modo Foto 3D do Facebook e hoje damos a conhecer como podem usar um truque para ativar no iPhone o modo e publicar na rede social as imagens.

Imagens 3D ganham vida no Facebook

Esta funcionalidade, que muitos utilizadores ainda não a receberam, apenas é possível graças às informações de profundidade presentes em fotos tiradas em modo Retrato. Este modo está presente no iPhones 7 Plus, 8 Plus, X, XS e XS Max.

E o iPhone Xr? Em princípio também dará. Contudo, o Facebook refere que esta função apenas estará presente em “smartphones com câmara dupla”.

Como é normal, esta funcionalidade, embora já em utilização, apenas alguns têm acesso desta forma, de forma oficial, pois o Facebook está a disponibilizar gradualmente.

Como pode ser visto no vídeo acima, a utilização, quando disponível, é simples. Basta procurar nas opções o modo Foto 3D (3D Photo) e escolher uma fotografia que tenha sido tirada em modo retrato.

Mas não quero esperar, quero essa função já!

Então vamos lá ensinar a ter já o Modo Foto 3D. Basicamente é um pequeno truque para forçar a aplicação do Facebook a adicionar a porta de entrada para um recurso que foi adicionado na mais recente versão do Facebook.

Todas as fotografias podem ser usadas no modo Foto 3D?

Não. Este recurso só irá aceitar fotografias que tenham informações de profundidade bem definidas, tiradas nos iPhones mais recentes. O Modo Retrato, que a Apple utiliza, não é apenas uma máscara aplicada na foto que dá a sensação de desfoque num campo de imagem mais afastado, a Apple divide a imagem em camadas e aplica efeito de profundidade, desfocando o fundo e dando mais destaque ao objeto principal da foto.


Como podemos ver nas imagens acima, mesmo com o iPhone (uma com o iPhone X e outra com o iPhone XS Max) a captação tem de ser com qualidade ou os campos não ficam identificados de forma legível para o Facebook.

Vamos então ativar o Modo Foto 3D

1º Passo: Vá ao seu perfil do Facebook através do seu iPhone, use a app;


2º Passo: Vá à página do Facebook 360 e faça Like, mas no seu iPhone;


3º Passo: Feche a aplicação do Facebook no seu iPhone. Não chega colocar em segundo plano, remova mesmo das apps abertas (se tiver dúvidas, reinicie o iPhone)

4º Passo: Abra novamente a aplicação do Facebook, e vá à área no seu perfil, onde irá iniciar uma publicação. Escreva um texto que seja do seu gosto, agora tal como faz para carregar uma imagem ou localização, role para baixo a lista de opções até encontrar o modo Foto 3D.


5º Passo: Depois de clicar no modo Foto 3D escolha na galeria uma foto que seja interessante, um Retrato. Verá que a galeria que se abriu é unicamente a das fotografias em modo Retrato.

Agora veja se fica com bom detalhe, se está explicito o formato tridimensional e partilhe com o mundo. Poderá ter a perceção dos pormenores mexendo e rodando o iPhone. No computador, use o rato para perceber o efeito.

Veja aqui um exemplo de como ficou a nossa experiência: Facebook Pplware

Use, mas não abuse, para não se tornar aborrecido ver as suas fotografias.


Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...