quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Descoberta cratera imensa com 31 quilómetros de largura na Gronelândia


Uma equipe internacional de investigadores verificou a presença de uma enorme cratera de impacto com 31 quilómetros de largura debaixo de uma camada de gelo na Gronelândia, sob o glaciar  Hiawatha.

A descoberta está sendo estudada desde 2015, depois que Kurt Kjaer, principal autor da pesquisa da NASA em missão para monitorização das mudanças no gelo polar, encontrou nos mapas uma estranha depressão sob o glaciar. A depressão formou-se do impacto de um asteroide com 1,6 quilometro de comprimento, que caiu na Terra com uma potência de 700 bombas nucleares de uma megaton.

Na quarta-feira (14), a NASA informou que tentará determinar quando aconteceu o impacto e como isso afectou a Terra.

"A cratera – a primeira desse tamanho encontrada sob a camada de gelo da Gronelândia – é uma das 25 maiores crateras de impacto na Terra, medindo aproximadamente 300 metros de profundidade e mais de 31 quilómetros de diâmetro", diz o comunicado.

"Temos de voltar há 40 milhões de anos para encontrar uma cratera deste tamanho, portanto, esta é uma ocorrência muito rara na história da Terra", disse Kjaer citado pelo The Guardian.

Procurando pelo ponto do impacto, os investigadores sobrevoaram o glaciar e recolheram sedimentos que foram levados da cratera para uma planície aluvial nas proximidades. Além disso, eles usaram um poderoso sistema de radar de penetração de gelo para determinar o local exacto da cratera. 

A descoberta pode revelar as razões das mudanças climáticas repentinas na história da Terra. O estudo de 2007 sugere que o impacto do asteroide poderia ter provocado uma desordem ecológica na época, destruindo espécies da mega fauna, como mamutes. 

"Este estudo oferece vários caminhos para novas pesquisas sobre a natureza e a idade da cratera de impacto da Hiawatha e outras possíveis crateras de impacto sub glaciares", diz o estudo publicado na revista Science Advances.


Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...