segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Hubble encontra 'rosto sorridente' durante busca por estrelas recém-nascidas


A imagem, tirada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, mostra uma área repleta de galáxias de todas as formas, cores e tamanhos, comunica o site da agência espacial.

Bem no centro da foto há uma formação de galáxias semelhante a um rosto sorridente, onde dois círculos de cor amarela e um arco de luz representam os olhos e um sorriso respectivamente.

A galáxia inferior, em forma de arco, tem a característica de uma galáxia que foi gravada através de uma lente gravitacional, ou seja, sua luz passou perto de um objecto maciço fazendo com que ela se tornasse distorcida e esticada.

O telescópio Hubble conseguiu captar esta imagem, através da Wide Field Camera 3 (câmara de campo largo — WFC3), enquanto tentava procurar novas estrelas no espaço.

A WFC3 é capaz de visualizar galáxias distantes numa resolução magnífica, alta o suficiente para localizar e estudar regiões de formação de estrelas dentro delas.

As estrelas nascem dentro de gigantescas nuvens de gás. Esses "berçários estelares" tornam-se instáveis e começam a se desmanchar sob efeito da gravidade, tornando-se as "sementes" que se transformarão em novas estrelas.

Os cientistas esperam obter mais conhecimentos sobre os processos que podem resultar na formação de estrelas recém-nascidas ao estudar a luminosidade, tamanho e taxa de formação dessas grandes nuvens de gás.

A pesquisa pelos lugares de origem das novas estrelas em diferentes galáxias fornecerá informações sobre sua formação em diferentes pontos do tempo e do espaço em todo o Universo.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...