sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Mais perto do que nunca: NASA mostra 1ª FOTO da atmosfera do Sol


A sonda solar Parker, que já estabeleceu um recorde histórico ao aproximar-se muito perto do Sol, ofereceu à humanidade a primeira imagem feita no interior da atmosfera solar.

No dia 6 de novembro, a Parker esteve a 24 milhões de quilómetros da superfície solar, o que é duas vezes mais próximo do Sol do que qualquer sonda espacial anteriormente enviada para estudar a nossa estrela, inclusive a Helios, na década de 1970.

Até o dia 7 de dezembro, a sonda estava no lado oposto de nossa estrela em relação à Terra e, por isso, não transmitiu suas observações até então. Em seguida, a sonda dirigiu-se para uma região mais favorável para as comunicações, e a equipe da NASA recebeu a fotografia que mostra a coroa solar de perto (sendo a coroa a fina atmosfera solar externa).

A primeira imagem de atmosfera solar, tirada pela sonda Parker da NASA

Nos próximos 7 anos de sua missão longínqua, a sonda deve completar 24 órbitas em torno da estrela, aproximando-se a cerca de 3,8 milhões de quilómetros da sua superfície, além de mergulhar na coroa solar.

Segundo os membros da missão, a agência espacial espera desvendar o mistério por que a coroa solar é cerca de 300 vezes mais quente do que a superfície do astro, bem como outros enigmas.

A sonda da missão Parker Solar Probe foi o primeiro engenho feito pela humanidade a entrar na atmosfera do Sol e foi a que mais se aproximou da estrela. Ela foi lançada no dia 13 de agosto de Cabo Canaveral, na Flórida.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...