terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Detectam pela primeira vez as consequências que um buraco negro tem depois de devorar uma estrela


No âmbito de seu trabalho, um grupo de pesquisadores analisou os "ecos" da explosão da luz de raios X que ocorreu.

Um buraco negro, que fica a quase 10.000 anos-luz da Terra, começou a encolher depois de devorar uma estrela em março passado, diz um estudo publicado na semana passada na revista Nature.

Um grupo de pesquisadores americanos detectou os "ecos" da explosão da luz de raios-X, que acompanhou o processo de "alimentação", e mostrou no seu trabalho que a coroa do buraco negro - sua camada externa, constituída por partículas muito energéticas - está diminuindo significativamente. 

De acordo com seus dados, durante pouco mais de um mês, a coroa do buraco em questão foi reduzida a sua extensão inicial de 100 quilómetros para cerca de 10 quilómetros .

"Esta é a primeira vez que vimos este tipo de teste, que a coroa é reduzida durante esta fase específica da evolução do evento", disse Jack Steiner, do Instituto de Astrofísica e Pesquisa Espacial Kavli, do Instituto de Tecnologia. Massachusetts, citado por um comunicado do MIT.

"A coroa ainda é bastante misteriosa , e ainda temos uma compreensão pouco clara do que ela é", disse ele, acrescentando que agora os especialistas "têm evidências de que o que está evoluindo no sistema é a própria estrutura da coroa. "

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...