Um asteróide gigante, mais alto que a Grande Pirâmide de Gizé, passará pelo planeta no início da próxima semana, revelou a agência espacial Nasa.
Espera-se que o grande asteroide, chamadoo pela NASA Asteroid 2016 AZ8, faça a chamada "Abordagem da Terra".
O asteroide alcançará a distância mais próxima possível de nosso planeta nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, 7 de janeiro.
Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA em Pasadena, Califórnia, estimam uma passagem próxima por volta das 6h41 TMG (UTC).
E as impressionantes dimensões da rocha espacial são uma razão mais que suficiente para rastrear a trajectória do asteroide além da Terra.
A NASA estima que a rocha espacial mede algo na faixa de 170 metros e 380 metros de diâmetro.
Na extremidade superior desta estimativa aterrorizante, o asteróide AZ8 é quase quatro vezes mais alto que a Grande Pirâmide de Gizé.
Um asteróide deste tamanho é até 14 vezes maior do que um autocarro de dois andares de Londres, quatro vezes mais alto que a torre do Big Ben e torres sobre o Arco do Triunfo, em Paris.
Este tamanho, tem o potencial poder cataclísmico do asteróide é tremendo, mesmo que os astrónomos não esperem que aconteça um golpe directo.
Baseado nos cálculos do Earth Impact Effects Program, um projecto de dicas entre o Imperial College de Londres e a Purdue University, a força de impacto de um asteróide de tamanho similar equivale a 3.300 megatons de TNT.
A força exacta do impacto irá variar dependendo da velocidade e composição do Asteróide AZ8, mas o potencial de cataclismo e perda de vidas humanas é extremo.
Felizmente, nada disso acontecerá porque o asteróide passará pelo planeta por muitos milhões de quilómetros.
No seu ponto mais próximo, o asteróide atingirá 0,02978 unidades astronómicas (au) ou 11,59 Distâncias Lunares (LD) da Terra.
O asteróide AZ8 passará a 4,45 milhões de km da Terra.
Na segunda-feira, o asteróide AZ8 passará a uma velocidade alucinante de mais de 9,15 km por segundo.
Depois de passar pela Terra, a rocha espacial só volta ao espaço da Terra a 23 de janeiro de 2022.
Ler mais AQUI
Que Deus tome conta de nós.
ResponderEliminar