A NASA está a planear testar uma arma de defesa planetária que poderia um dia salvar a Terra do dia do juízo final "inevitável".
A agência espacial norte-americana está constantemente procurando formas de proteger a Terra de um ataque de asteróides e acredita ter a solução.
A NASA já iniciou sua fase de projecto numa sonda espacial conhecida como Teste de Redireccionamento de Asteróides Duplos (DART), que será usada para redireccionar o caminho de asteróides, quando uma enorme rocha espacial inevitavelmente se dirigir para o nosso planeta.
Os testes no espaço sideral poderiam começar já em 2020, onde ela tentará mover um asteróide “não ameaçador”.
A NASA disse no seu site: “O DART é um teste planetário de defesa de uma das tecnologias para prevenir o impacto da Terra de um perigoso asteróide o impactor cinético.
“O principal objectivo do DART é demonstrar um impacto cinético num pequeno asteróide.
“O asteroide binário próximo da Terra (65803) Didymos é o alvo do DART.”
A missão do teste que realmente vê o DART viaja para um sistema de asteróides formado por duas pequenas rochas espaciais conhecidas como Didymos A e B quando vão passar perto da Terra entre 2022 e 2024.
O DART, então, atingirá o asteroide mais pequeno, que tem cerca de 160 metros de comprimento, “nove vezes mais rápido que uma bala, aproximadamente 6,0 km por segundo”, segundo um comunicado.
Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da sede da Nasa em Washington, disse: “O DART seria a primeira missão da NASA a demonstrar o que é conhecido como técnica do impactor cinético - atacar o asteróide para mudar a sua órbita - para se defender de um potencial impacto de asteróides.
"Esta etapa de aprovação avança o projecto em direcção a um teste histórico com um pequeno asteróide não ameaçador."
Andy Cheng, do Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins em Laurel, Maryland, co-líder da investigação do DART, disse:
“O DART é um passo fundamental para demonstrar que podemos proteger nosso planeta de um futuro impacto de asteroides.
“Como não sabemos muito sobre a sua estrutura ou composição interna, precisamos realizar esta experiência num asteroide real.
"Com o DART, podemos mostrar como proteger a Terra de um ataque de asteroides com um impactor cinético, mudando o objecto perigoso para uma rota de voo diferente que não ameaçaria o planeta."
Fonte: Express
Sem comentários:
Enviar um comentário