A Rússia perdeu o controle do seu único telescópio espacial, o Spektr-R, lançado em julho de 2011, informou à Sputnik o diretor do Centro Espacial do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia, Nikolai Kardashov.
"Agora estão sendo efectuadas tentativas de estabilizar a situação [..]. Há sistemas de comunicação diferentes que funcionam, mas uma parte não funciona", disse o cientista, acrescentando que tais falhas já aconteceram antes e expressou a esperança que tudo recomece a funcionar.
Segundo as suas palavras, o aparelho apenas não recebe os comandos, mas continua enviando os dados científicos para a Terra.
O projecto de exploração do Universo na faixa de ondas de rádio com ajuda do telescópio espacial Spektr-R será fechado se não se conseguir restabelecer a comunicação e o controle sobre o aparelho, comunicou o chefe do projecto, Yuri Kovalev.
O funcionamento do Spektr-R, cujas observações os especialistas planearam acabar em 2016, foi prolongado até o fim de 2019. Kardashov destacou que o prazo da vida útil do telescópio já espirou.
O Spektr-R é um dos maiores telescópios já colocados no espaço. Em trabalho conjunto com instalações terrestres espalhadas pelo mundo, possui a mais alta resolução angular do seu tipo e é capaz de produzir as imagens mais detalhadas do Universo. O aparelho ajuda a verificar a teoria da relatividade geral e muda a compreensão da organização do Universo.
Nos próximos meses está previsto o lançamento do novo telescópio russo-alemão Sprektr-RG.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário