Variações imprevistas na região do Árctico significam que os especialistas foram forçados a actualizar o Modelo Magnético Mundial antes do tempo.
O pólo norte-magnético da Terra está movendo-se rapidamente do Árctico canadiano para a Sibéria (Rússia), relata o Centro Nacional de Informações Ambientais dos EUA. A razão está em variações imprevistas na região do Árctico.
O movimento rápido forçou os cientistas do Centro a actualizar um ano antes do World Magnetic Model (WMM sigla em inglês), usado mundialmente para navegação aérea e marinha civil e militar. Normalmente, os especialistas actualizam esse modelo a cada cinco anos, mas a última vez foi em 2015.
Os cientistas explicaram que com a actualização fora do ciclo, eles pretendem garantir a navegação segura para companhias aéreas comerciais, operações de busca e salvamento e aplicações militares.
Por enquanto, especialistas estimam que o pólo norte mova-se para norte-noroeste a uma velocidade de 55 quilómetros por ano .
ncei.noaa.gov
Por outro lado, os smartphones também usam o World Magnetic Model para oferecer aos consumidores aplicativos com bússola, GPS e mapas.
Comparado com o pólo norte geográfico, que tem uma posição fixa, desde sua descoberta em 1831, o pólo norte magnético se move pouco a pouco do Árctico canadiano para a Rússia. Os cientistas explicam que seu movimento depende de fluxos e mudanças no núcleo líquido da Terra.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário