Um navio de guerra italiano descobriu no estreito entre as ilhas de Stromboli e Sicília fragmentos do cruzador Giovanni delle Bande Nere, que afundou em abril de 1942 após o ataque de um submarino britânico.
A descoberta foi feita a uma profundidade de entre 1460 e 1730 metros à distância de 20 quilómetros ao sul de Stromboli graças aos submersíveis lançados do destroyer Vieste, comunicou a Marinha italiana.
#10marzo #BuonaDomenica— vincenzo grienti (@vgrienti) 10 de março de 2019
Ritrovato il relitto dell'incrociatore leggero "Giovanni Delle Bande Nere" nei pressi di Stromboli. Era stato affondato nel 1942. Le ricerche sono state condotte dal cacciamine "Vieste" della @ItalianNavy https://t.co/RCXotUPTk1 pic.twitter.com/RxHIUF1vxG
O cruzador leve, denominado em homenagem a um comandante da Toscana do século XVI, afundou no 1º de abril de 1942 após dois torpedos do submarino britânico HMS Urge o terem atingido. Quando o segundo torpedo atingiu o navio, este se partiu em duas partes e afundou em dois minutos.
O ataque ocorreu quando o Giovanni fazia uma passagem do porto siciliano de Messina para La Spezia, onde devia ser submetido a reparos. O cruzador era acompanhado por um destroter e uma lancha torpedeira que receberam os poucos sobreviventes do navio afundado. De acordo com dados oficiais, morreram 373 pessoas (287 ou 381, segundo outros dados).
Os submersíveis de pesquisa subaquática, que equipam o moderno destroyer Vieste, conseguiram reduzir a área da provável localização do navio naufragado, scanear o relevo submarino e captar fotos e vídeos dos destroços mais tarde encontrados. Entre eles é possível ver claramente um canhão, o sino do navio, um tubo de torpedos e uma hélice.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário