segunda-feira, 18 de março de 2019

NASA vai analisar amostras da Lua intactas há quase 50 anos


A agência espacial norte-americana acaba de formar nove equipas para estudar amostras que os seus astronautas recolheram na Lua há quase 50 anos e que permaneceram intactas desde então.

Em comunicado, a NASA explica que o novo projeto visa obter dados que possam ajudar em futuras expedições ao nosso satélite natural, bem como a outros corpos celestes.

Para aumentar a compreensão sobre a Lua, especialistas da NASA, membros de várias organizações militares e diversos professores universitários estarão em contacto pela primeira vez com as amostra trazidas à Terra pelas missões Apollo 15, 16 e 17, que decorreram entre 1971 e 1972.

“Estamos a ir para lá da Lua, empurrando a Ciência para a próxima geração. Ao estudar amostras lunares, estaremos a descobrir novos recursos como água potável, oxigênio e combustível”, pode ler-se no Twitter da NASA.
Seis dos nove grupos em causa vão analisar cerca de 800 gramas de material nunca exposto à atmosfera da Terra e entrarão em contacto com as camadas rochosas da Lua. Os restantes três grupos vão debruçar o seu estudo em amostras congeladas ou que permaneceram em hélio desde que chegaram da Lua.

Especificamente, os especialistas vão tentar saber como se mantém a água na rocha altamente irradiada na superfície lunar, obtendo informações sobre o clima e a atividade vulcânica do nosso satélite natural. Segundo adiantou a NASA, as equipas vão também detalhar as características geológicas do local onde a Apollo 11 alunou para descobrir o seu potencial como “armadilha fria”, na qual a água poderia ter-se congelado.

Estas amostras são “um investimento no futuro” e a agência espacial guardou-as para “aproveitar a tecnologia mais avançada” que temos hoje em dia, visando “responder a perguntas” que os cientistas não sabiam à época que deveriam fazer, explicou Lori Glaze, diretora interina da Divisão de Ciência Planetária da NASA, citada na mesma nota.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...