Recentemente, a NASA publicou novas fotos do objecto conhecido como Ultima Thule, no Cinturão de Kuiper, que está voando através do limite do Sistema Solar a seis biliões de quilómetros da Terra.
O Ultima Thule foi o alvo da sonda interplanetária New Horizons, que passou junto dele a 51.000 quilómetros por hora durante o dia de Ano Novo de 2019.
Break out the 3D glasses! 😎 The New Horizons team at @JHUAPL has created new stereo views of the Kuiper Belt object 2014 MU69, nicknamed #UltimaThule. The 3D view helps to better understand the object's extraordinary shape. https://t.co/BHn95Qp3AC pic.twitter.com/tTD1odA8g2— NASA New Horizons (@NASANewHorizons) 7 de março de 2019
Sonda New Horizons da NASA apresenta uma nova visão fascinante em 3D do objecto Ultima Thule no Cinturão de Kuiper. Estas imagens foram produzidas para a ciência: elas revelam características topográficas para nos ajudar a entender como esta rocha espacial obteve sua forma extraordinária.
As novas imagens do asteroide em formato de boneco de neve são apresentadas com efeitos 3D criados a partir de múltiplas imagens registadas em ângulos diferentes, segundo o News3 Las Vegas.
"Nós temos estado ansiosos por uma visão stereo com esta alta qualidade desde muito antes do voo", afirmou John Spencer, cientista do projecto New Horizons.
Spencer também ressalta que estas imagens não são apenas interessantes, elas também possuem valor científico para os pesquisadores, já que fornecem mais informações topográficas sobre o Ultima Thule.
"Estas vistas fornecem uma imagem mais clara do formato geral do Ultima Thule, incluindo o formato achatado do lóbulo maior, bem como o formato de partes topográficas individuais, como o ‘pescoço' que liga os dois lóbulos", explica Alan Stern, investigador principal do projecto.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário