terça-feira, 11 de junho de 2019

Novo sistema de monitorização é capaz de encontrar vida extraterrestre, diz cientista


O novo instrumento destinado a buscar vida extraterrestre no sistema estelar Alpha Centauri começou a operar, informou o portal.

Segundo o site Space.com, o instrumento para monitorização do sistema estelar Alpha Centauri (NEAR, na sigla em inglês) foi colocado em funcionamento em 23 de maio. Os membros do projecto comunicaram sobre isso na segunda-feira (10).

NEAR é um cronógrafo térmico que foi instalado no Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês) no Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile.

"NEAR é o primeiro e (até hoje em dia) único projecto que é capaz de fotografar exoplanetas habitáveis", declarou o cientista Olivier Guyon.

"Ele marca um momento importante. Dedos cruzados – esperamos que um grande planeta habitável esteja orbitando no sistema estelar Alpha Centauri A ou B", disse ele.

NEAR é capaz de detectar planetas com tamanho superando duas vezes ou mais o da Terra, revelam os membros do projecto.

"Os seres humanos são exploradores naturais [...] É tempo de descobrirmos o que está para além do próximo vale. Este telescópio vai nos permitir olhar para mais longe", disse o membro do projecto Yuri Milner.

Instrumento para monitorização do sistema estelar Alpha Centauri

O Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo do Sistema Solar e fica a uma distância de 4,37 anos-luz. Duas das três estrelas que compõem o sistema são vizinhas semelhantes ao Sol e constituem um sistema binário chamado Alpha Centauri AB. A terceira estrela, Proxima Centauri, é uma estrela anã vermelha mais afastada das outras.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...