sexta-feira, 7 de junho de 2019

Nuvem descomunal deixa meteorologistas dos EUA em dúvida


Meteorologistas do sul da Califórnia registaram no dia 4 de junho um ponto gigante no radar do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA que, segundo alguns pesquisadores, foi causado por um grande enxame sem precedentes de milhões de joaninhas, informa Science Alert.

Especialistas acreditam que a nuvem de insectos é formada pela espécie Hippodamia convergens, embora no estado californiano existam cerca de 200 espécies de joaninhas.


A larga ressonância mostrada no radar nesta noite não é uma precipitação, mas, na verdade, uma nuvem de joaninhas denominada "bloom"

De acordo com a mídia, este enxame cobriu uma área de cerca de 16 km² e a causa exacta do fenómeno ainda permanece desconhecida.

Os insectos provavelmente voaram a uma altitude de 1,5 a 2,7 quilómetros. Este comportamento é explicado pela habitual migração anual, mas desta vez o enxame ocorreu numa época incomum do ano e foi muito grande.

Durante a estação fria, eles voam para longe do inverno e voltam na primavera para começar a caçar pulgões. Os cientistas acreditam que invernos invulgarmente húmidos e quentes contribuíram para a sobrevivência de um grande número de besouros.

Alguns especialistas duvidam da versão de que foram as joaninhas que causaram a mancha no radar. Como a temperatura atmosférica não era ideal para os insectos, e as joaninhas geralmente formam enxames de milhares de indivíduos e não de milhões, não está claro quais os factores que desencadearam esse fenómeno.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...