quarta-feira, 31 de julho de 2019

Esta imagem está a preto e branco, mas vemo-la a cores (e já sabemos porquê)


Há uma nova ilusão de ótica que engana o cérebro e faz com que vejamos uma imagem a cores. Mas, se olharmos com atenção, percebemos que a imagem está a preto e branco.

Criada pelo artista de media digital e programador de software Øyvind Kolås como uma expeirência visual, a técnica, que Kolas chama de “ilusão de grade de assimilação de cores”, obtém o seu efeito simplesmente colocando uma grade de linhas seletivamente coloridas sobre uma imagem original em preto e branco.

“Uma grade colorida saturada sobreposta numa imagem em tons de cinzento faz com que as células em escala de cinza sejam percebidas como coloridas“, explica Kolås na sua página Patreon.

De acordo com o cientista da visão Bart Anderson, da Universidade de Sydney, o efeito que estamos a ver nesta ilusão não é particularmente surpreendente. “O sistema de cores é o que os cientistas chamam de ‘passa baixa’, ou seja, muitos dos campos recetivos que codificam a cor são muito grandes“, disse Anderson ao ScienceAlert. “Assim, as grades obtêm uma média com o fundo acromático, que é atribuído àquela parte da imagem.”

Noutras palavras, o nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, dando-nos uma impressão geral do que lá está se não tivermos tempo para examinar os objetos em detalhe.

A ilusão não é criada apenas usando grades coloridas. Enquanto Kolås acha que as grades oferecem o melhor efeito, também usou outras formas para conseguir o truque visual, usando alternativas como pontos e linhas.

“Os pontos dão uma boa analogia ao meio-tom usado na impressão, onde a assimilação de cores ajuda na mistura ótica de cores que já acontece antes do nosso sistema visual se envolver”, explica Kolås.

Esta ilusão não funciona apenas em imagens estáticas. Num vídeo, Kolås mostra como até o movimento completo com a superposição de grade é capaz de induzir o cérebro a pensar que está a ver uma imagem colorida.


Fonte: ZAP

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...