quarta-feira, 24 de julho de 2019

O maior avião híbrido elétrico do mundo já levantou voo

Ampaire Electric EEL

O maior avião híbrido elétrico do mundo está em fase de teste e está pronto para começar a ser produzido em série daqui a dois anos. A aeronave terá um motor a combustível e outro a eletricidade.

Se há uns anos os veículos elétricos eram praticamente inexistentes, hoje ganham mais força do que nunca. A Ampaire, uma empresa de tecnologia amiga do ambiente está preparada para começar a produção em série do EEL, aquele que é o maior avião híbrido elétrico do mundo.

O EEL é um retrofit, ou seja, uma modernização do Cessna 337, que conta originalmente com dois motores de propulsão a combustível — um atrás e outro à frente. A diferença no EEL é que um desses motores será elétrico.

De acordo com o ZDNet, este é um passo importante na redução das emissões de gases com efeitos de estufa na aviação. Ainda este ano, a Harbour Air, a maior companhia aérea de hidroaviões da América do Norte, mostrou interesse em tornar toda a sua frota elétrica. A empresa está a tentar ser a primeira no mundo a atingir zero emissões de carbono.

E não é só o ambiente que fica a ganhar com a mudança para aviões híbridos elétricos ou totalmente elétricos. Isto porque o combustível representa, atualmente, entre 30 e 50% dos custos operacionais das companhias aéreas.

“O Ampaire Electric EEL é o primeiro passo para reduzir as emissões, para custos operacionais mais baixos e voos mais silenciosos”, disse o CEO da empresa, Kevin Noertker. A aeronave híbrida permite uma redução nos custos do combustível e manutenção em cerca de 50%.

O avião, com capacidade para quatro ou seis passageiros, está atualmente numa fase experimental de 30 meses. A empresa espera que, a partir de 2021, esteja totalmente certificada e pronta para a produção em série.

“Isto é algo novo e emocionante na aviação: desempenho de apenas 38 litros por horaem cruzeiro. Adicionalmente, a oportunidade de reduzir a pegada ambiental e ainda desfrutar da liberdade e flexibilidade para voar como desejar”, disse Noertker.


Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...