sexta-feira, 26 de julho de 2019

Um enorme asteróide passa entre a Terra e a Lua (e os astrónomos dificilmente notaram isso)


Passou pela proximidade da Terra a uma distância de 73.000 quilómetros e poderia ter sido visto com simples binóculos, mas os cientistas não tiveram tempo de dar a notícia ao mundo.

A 25 de julho, um novo asteróide foi descoberto, baptizado como 2019 OK e com dimensões semelhantes a um campo de futebol. Aproximadamente às 1:22 TMG, o corpo celeste passou perto da Terra a uma velocidade de mais de 24,5 quilómetros por segundo (88.500 quilómetros por hora), mas os cientistas não perceberam sua presença até algumas horas antes , diz o portal ScienceAlert .

Segundo estimativas da NASA, o asteroide tinha um diâmetro entre 57 e 130 metros e passou a 73.000 quilómetros da Terra entre ela e a Lua (a distância média entre o nosso planeta e a Lua é de 384.400 quilómetros).

O asteróide foi detectado pelos astrónomos brasileiros do observatório Sonear. Segundo o portal, durante sua aproximação mais próxima e nas horas de escuridão, 2019 OK teria sido visível com binóculos simples, mas os cientistas não tiveram tempo de alertar o mundo sobre sua abordagem, pois não conseguiram rastreá-lo até quarta-feira. 

O objecto tem uma órbita elíptica e um caminho que atravessa o cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter e, em seguida, passa através das órbitas da Terra e Vénus.


Alan Duffy, cientista-chefe da Royal Institution of Australia (RiAus), disse ao The Washington Post que a chegada do 2019 OK não deveria surpreender ninguém, já que havia previsões para esta semana sobre a chegada de um asteróide que passaria relativamente perto da Terra. 

"Eu pensei que todos estavam preocupados com algo que sabíamos que viria", disse o especialista. Quando Duffy aprendeu os detalhes sobre 2019 OK, ele confessou que para ele "foi um verdadeiro choque". Este asteroide, explicou ele, pertence ao grupo de rochas espaciais que a comunidade de astrónomos chama de "assassinos da cidade" Se tivesse atingido a Terra, ele disse, o dano teria sido devastador.
Fonte: RT 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...