segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Beta Pictoris C: Novo planeta gigante está a 63,4 anos-luz da Terra


Foi na órbita da estrela Beta Pictori que os cientistas descobriram um novo planeta gigante, o Beta Pictoris C. Esta descoberta acontece 10 anos após ter sido também encontrado um outro planeta gigante, o Beta Pictoris B. Os exoplanetas Beta Pictoris B e Beta Pictoris C estão em órbita da estrela Beta Pictoris.

O novo planeta está a 63,4 anos-luz da Terra. Sabe-se também que tem uma massa cerca de 3.000 vezes maior do que a do nosso planeta.

O estudo foi publicado na revista da especialidade Nature Astronomy e revela que há um novo planeta no universo. Este novo planeta gigante orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol da Terra.

Beta Pictoris C está entre a sua estrela e o planeta Beta Pictoris B

O Beta Pictoris C foi caçado pelo espectrógrafo HARPS do Observatório Europeu do Sul, no Chile. Está situado entre a sua estrela e o planeta Beta Pictoris B, que é 16 vezes maior do que a Terra. O Beta Pictoris B orbita a sua estrela a uma distância oito vezes superior à que separa o Sol da Terra. Um dia neste planeta não excede as oito horas.


Segundo os cientistas, os dois planetas estão ainda a formar-se.

A estrela Beta Pictoris ganhou destaque na década de 1980. Nessa altura permitiu aos astrónomos obterem a primeira imagem de um disco de poeira e gás em torno de uma estrela. Além disso, o sistema planetário do qual a estrela faz parte tem “apenas” 20 milhões de anos. Isto significa que é mais jovem do que o Sistema Solar, que tem 4,6 mil milhões de anos. No entanto poderá assemelhar-se ao que deveria ser a Terra e outros planetas solares após a sua formação.

A Beta Pictoris é a segunda estrela mais brilhante na constelação de Pictor. Tem uma massa 1,75 vezes maior que a do Sol e possui uma luminosidade 8,7 vezes maior. Devido às temperaturas muito altas, a vida dificilmente poderia existir na sua superfície, bem como nos satélites.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...