quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cientistas traçaram o mapa 3D “mais real” da Via Láctea


Uma equipa de cientistas polacos diz ter criado o mapa tridimensional da Via Láctea mais completo até hoje traçado. 

O modelo 3D baseia-se em observações de 2.431 estrelas pulsantes Cefeidas, que são considerados pontos de referência perfeitos para os astrónomos, realizados no âmbito do ORL (Gravitational Optical Lens Experiment) da Universidade de Varsóvia, na Polónia.

“As cefeidas são ideais para estudar a estrutura da Via Láctea, uma vez que mantêm uma relação entre o seu período de pulsação e a sua luminosidade, o que significa que podemos medir o seu brilho intrínseco de acordo com seu período”, explicou a líder do estudo, Dorota Skowron, citada pelo portal Gizmodo. Segundo explicou, o método permite ainda medir distâncias entre corpos celestes com grande exatidão.

Por tudo isto, sustenta, o novo modelo, que simula quase todo o hemisfério da Via Láctea, é mais preciso do que era nas visualizações anteriores, que perderam a confiabilidade em distâncias superiores entre 10.000 a 15.000 anos-luz.


A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science, trouxe ainda uma conclusão inesperada relacionada com o grau de torção do disco estelar da Via Láctea. Embora já se soubesse que o disco da nossa galáxia não é plano, as novas observações mostram que a Via Láctea tem a forma de um “S”, curvando-se mais do que se pensava até então.

“O nosso mapa mostra que o disco da Via Láctea não é plano. É distorcido e enrolado”, apontou o co-autor do estudo Przemek Mroz, citado pelo IFL Science. “Esta é a primeira vez que conseguimos utilizar objetos individuais para mostrá-lo em três dimensões”.

“Se pudéssemos observar a nossa galáxia lateralmente, veríamos claramente a sua curvatura. As estrelas que estão a 60.000 anos-luz do centro da Via Láctea estão a 5.000 anos-luz acima ou abaixo do plano galáctico”, disse Skowron.

Os cientistas descobriram ainda que a espessura do disco estelar não é constante. “Este é o mapa mais ‘real’ da Via Láctea”, rematou a cientista.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...