quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Engenheiros inventaram método ultraeficiente de extração de hidrogénio de campos petrolíferos


O método de filtragem dos gases é ecológico e impede que outros gases, para lá do hidrogénio, cheguem à superfície

Um grupo de engenheiros canadianos, liderado por Ian Gates e Jacky Wang,desenvolveu um método de extração de hidrogénio de larga escala em areias e campos petrolíferos no âmbito de uma parceria entre a universidade de Calgary e a empresa Proton Technologies. Atualmente o hidrogénio serve já de combustível para alguns tipos de veículos, bem como para gerar energia elétrica, e é conhecido por ser um dos recursos energéticos menos poluentes.

De acordo com a página Phys.org, o grupo de investigação pretende apresentar oficialmente este método na Conferência Goldschmidt de Geoquímica em Barcelona, que teve início dia 18 de agosto e terminará a dia 23 do mesmo mês.

Segundo a mesma página, o Canadá e a Venezuela são dois dos países com maior número de reservatórios de areias petrolíferas, que podem vir a tirar proveito deste processo de produção energética inovador. «Existem vastos reservatórios de areias petrolíferas em vários países, como o Canadá, a Venezuela, entre outros», disse Ian Gates, investigador do departamento de engenharia química da universidade de Calgary.

Os investigadores descobriram que ao injetarem oxigénio em campos petrolíferos, a sua temperatura vai aumentar e libertar o hidrogénio, que pode ser separado de outros gases através de filtros. Na verdade, o hidrogénio não está originalmente presente nestes reservatórios, mas a injeção de oxigénio causa uma reação química que faz gerar o elemento.

Grant Strem, diretor executivo da Proton Technologies, a empresa responsável pela comercialização deste processo, afirma que «esta técnica pode gerar grandes quantidades de hidrogénio deixando o carbono na terra». Explicou ainda que «o que sai da terra é hidrogénio em estado gasoso e por isso não temos os custos elevados de purificação do ar à superfície, que existem no processo de refinação do petróleo». «O único produto deste processo é o hidrogénio, o que significa que esta tecnologia não faz emissões nem polui o ambiente. Todos os outros gases permanecem na terra porque não passam pelo filtro de hidrogénio para a superfície», acrescenta.

Fonte: EI

1 comentário:

  1. há algo que não entendo bem em termos de quimica e reações, Oxogénio (O2) misturado com hidrogenio (H) a altas temperaturas onde há combustão expontânea ..!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...