Um asteroide enorme pode estar em rota de colisão com nosso planeta, o que poderia causar um grande caos devido às suas dimensões.
A NASA está monitorizando o 1998 OR2, um asteroide mortal que poderá colidir com a Terra em abril de 2020.
O Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra (CNEOS) revelou que o asteroide 1998 OR2 possui um diâmetro de 4 quilómetros e deve sobrevoar a Terra em 29 de abril de 2020, conforme o jornal Express.
Segundo os dados, o asteroide estará a uma distância de aproximadamente 0,04205 unidades astronómicas ou cerca de 6,3 milhões de quilómetros do nosso planeta. Apesar de ser uma distância segura, o curso da rocha pode ser alterado devido a alguns fenómenos, o que poderia fazer com que ele colida com a Terra.
Um dos factores que poderiam alterar o curso do asteroide é o efeito Yarkovsky, onde aquecimento exercido por um objecto interno, como o Sol, pode alterar a rotação do asteroide e forçá-lo a um curso de colisão connosco.
O 1998 OR2 é um dos maiores e mais brilhantes asteroides da lista dos considerados potencialmente perigosos.
"Estamos certos de que as pessoas entendem que isso não é Hollywood, não é um filme", afirmou Jim Bridenstine, director-administrativo da NASA.
No momento, a NASA está desenvolvendo o Teste de Redirecionamento de Asteroides (DART), que tentará redirecionar asteroides antes que eles possam colidir com a Terra. A utilização de uma sonda, bem como o lançamento de um teste deve ocorrer em 2021, enquanto que o projecto deve ficar pronto em 2022.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário