Uma equipe de pesquisadores de vários países europeus e um do Chile encontrou evidências de três exoplanetas possivelmente habitáveis circulando a estrela GJ1061.
No seu artigo enviado para o servidor arXiv preprint, e que em breve será publicado no Monthly Notices da Royal Astronomical Society, o grupo descreve seu estudo sobre o sistema estelar e o que encontraram.
O sistema estelar mais próximo da Terra é Proxima Centauri - está a cerca de 4.2 anos-luz de distância. Pesquisas anteriores mostraram que sua volatilidade provavelmente significa que seus planetas não são habitáveis.
Neste novo esforço, os pesquisadores vêm estudando o sistema estelar GJ1061, que é o sistema estelar 20 mais próximo, a aproximadamente 17,5 anos-luz de distância. É classificado como uma pequena estrela de baixa massa (Anã M) com baixa volatilidade, sugerindo que pode ter planetas habitáveis.
Nesse novo esforço, os pesquisadores estudaram o caminho seguido pelo GJ1061 para determinar se ela tem planetas e se esses planetas podem ser habitáveis.
No seu estudo da estrela, usando dados do ESO no Chile, os pesquisadores usaram o método da velocidade radial para detectar a presença de planetas. A técnica envolve observar oscilações muito pequenas na órbita de uma estrela, que indicam a gravidade planetária que a puxa.
Os pesquisadores observam que, historicamente, a técnica só foi usada para detectar planetas grandes, mas melhorias recentes também permitiram encontrar outros menores.
O grupo relata que encontraram evidências de três planetas e possivelmente um quarto circulando GJ1061. Todos os três planetas foram considerados um pouco maiores que a Terra e todos os três orbitam perto da estrela - cada um leva apenas alguns dias para dar a volta.
Os pesquisadores concentraram-se num planeta em particular, que eles chamaram de planeta d. Eles descobriram que levou apenas 13 dias para percorrer sua estrela.
Os pesquisadores calcularam que tal distância o coloca na zona de Goldilocks. Eles também notam que, infelizmente, as estrelas anãs M tendem a ter um histórico volátil.
Se o planeta d foi atingido por radiação durante milhões de anos, provavelmente não é adequado abrigar vida agora.
Fonte: Phys Org
Sem comentários:
Enviar um comentário