Mais radiação num curto período de tempo poderá ser a resposta para uma cura mais rápida e igualmente eficaz.
Os doentes com cancro da próstata podem ter agora uma nova esperança para a cura da doença. Um novo tratamento promete curar a doença através de radioterapia em cinco dias.
Usualmente, a radioterapia é administrada ao longo de 39 dias o que implica que os pacientes tenham de se deslocar ao hospital todas as semanas durante cerca de dois meses.
No entanto, um grupo de médicos levou a cabo um ensaio em que é administrada uma quantidade muito maior de radiação em sítios mais precisos durante cinco sessões seguidas.
Os resultados do estudo, publicado esta terça-feira na revista científica sobre medicina The Lancet, indicam que esta forma de tratamento é promissora e pode fornecer uma cura mais rápida aos doentes sem que os efeitos sejam piores.
O ensaio envolveu 847 homens diagnosticados com a doença e foi executado no Hospital The Royal Marsden e Instituto de Investigação sobre o Cancro em Londres.
Cerca de metade dos homens envolvidos no ensaio foram submetidos ao tratamento tradicional e os outros foram submetidos à nova forma de tratamento.
De acordo com Douglas Brand, autor do estudo, o tratamento mais curto com doses elevadas de radiação demonstrou ser mais eficaz que o tradicional e os efeitos são iguais aos do tratamento tradicional.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário