Uma nova investigação concluiu que comer um abacate por dia é benéfico para a saúde, uma vez que a fruta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol “mau”.
Para a nova investigação, a equipa de cientistas da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, reuniu 45 adultos com idade compreendidas entre os 21 e os 70 anos e com sobrepeso ou obesidade.
Durante a primeira semana de estudo, todos os participantes seguiram a dieta norte-americana típica, uma vez que os cientistas tinham como objetivo começar a investigação sobre “uma base nutricional semelhante”, explicam, citados em comunicado.
Volvia a primeira semana, cada adulto seguiu três dietas sucessivas durante cinco semanas e numa ordem aleatório: uma com uma com baixo teor de gordura e sem abacate, outra moderada em gordura e sem abacate e, finalmente, uma dieta moderada em gordura que envolvia também o consumo diário desta fruta.
Os resultados revelaram que comer um abacate por dia estava associado a níveis mais baixos dos dois tipos de “colesterol mau”: as lipoproteína oxidada de baixa densidade (LDL) e as partículas pequenas e densas de LDL.
Penny Kris-Etherton, professora de nutrição e uma das autoras do estudo agora divulgado, explica que partículas pequenas e densas de LDL são particularmente prejudiciais, uma vez que promovem a acumulação de placas nas artérias, dificultando a circulação sanguínea.
Por outro lado, existem “muitos estudos sugerem que a oxidação é a base de algumas doenças cardíacas e cancro”, continua, acrescentando, que “quando as partículas de LDL oxidam, começa uma reação em cadeia começa que pode promover aterosclerose”.
“A oxidação não é boa. Por isso, se puder ajudar a proteger o seu corpo através dos alimentos que come, isso pode ser muito benéfico”, concluiu a cientista.
Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada The Journal of Nutrition.
Fonte: ZAP
Sem comentários:
Enviar um comentário