O meteorito de Willamette em exposição no Museu Americano de História Natural de Nova York. |
O meteorito Willamette pesa 15,5 toneladas. Este meteorito de ferro, encontrado em Oregon. É o maior meteorito encontrado na América do Norte
O meteorito Willamette é um meteorito de ferro-níquel descoberto no estado americano do Oregon. É o maior meteorito encontrado na América do Norte e o sexto maior do mundo.
Não havia cratera de impacto no local da descoberta; os pesquisadores acreditam que o meteorito pousou no que é hoje o Canadá ou Montana e foi transportado como uma errática glacial para o Vale Willamette durante as inundações de Missoula no final da última Era Glacial (~ 13.000 anos atrás).
O meteorito está actualmente em exibição no Museu Americano de História Natural da cidade de Nova York, que o adquiriu em 1906. Tendo sido visto por cerca de 40 milhões de pessoas ao longo dos anos, e devido à sua aparência impressionante, está entre os meteoritos mais famosos conhecido.
O meteorito Willamette pesa cerca de 15.000 kg. É classificado como meteorito de ferro tipo III, sendo composto por mais de 91% de ferro e 7,62% de níquel, com traços de cobalto e fósforo. As dimensões aproximadas do meteorito têm 10 pés (3 m) de altura por 6,5 pés (2 m) de largura por 4,25 pés (1,3 m) de profundidade.
O meteorito de Willamette contém maiores concentrações de vários metais que são bastante raros na crosta terrestre. Por exemplo, o Iridium, um dos elementos menos abundantes na crosta terrestre, é encontrado no meteorito de Willamette a uma concentração de 4,7 ppm, milhares de vezes mais que a sua abundância crustal.
O meteorito Willamette em 1911, alguns anos depois de ter sido encontrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário