Asteroides da classe Aton passam a maior parte da vida dentro da órbita da Terra, e de vez em quando chegam muito perto do nosso planeta, provocando receios de uma colisão iminente.
O Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da NASA informou que o asteroide 2002 NN4, denominado 163348, se aproximará da Terra no dia de 6 de junho.
O corpo celeste tem entre 250 a 570 metros de comprimento, com base na forma como reflecte a luz, e é considerado "potencialmente perigoso" pela NASA devido à distância com que vai passar perto da Terra.
No entanto, este asteróide é maior que o arranha-céu Empire State Building de Nova Iorque, que tem 443 metros de altura. Esta rocha espacial vai passar pelo nosso planeta a uma distância de cerca cinco milhões de quilómetros.
Segundo a NASA, o 2002 NN4 é maior que 90% dos asteróides observados, o que faz com que seja analisado com muita atenção, aponta portal SpaceReference.org.
Em 6 de julho, a rocha espacial se aproximará do nosso planeta a uma velocidade de 11 quilómetros por segundo, sendo esta uma das próximas 30 passagens previstas para as próximas décadas.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário